ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

UTI lota porque muitos enchem "a caraminhola de cachaça", reclama Secretário

Campo Grande atingiu a maior taxa de ocupação de leitos de UTI, apesar de ativação de leitos na última semana

Ângela Kempfer | 22/07/2020 11:33
Geraldo Resende e secretária-adjunta durante live na manhã desta quarta.
Geraldo Resende e secretária-adjunta durante live na manhã desta quarta.

Epicentro da covid-19 hoje em Mato Grosso do Sul, Campo Grande caminha rumo aos piores números da doença no Estado, superando dia a dia outros municípios com surtos da doença desde o início da pandemia.

Apesar da ativação de mais 10 leitos na Santa Casa ontem e 5 no Hospital do Pênfico, além da transferência de pacientes não-covid do Hospital Regional para a rede particular, a Capital atingiu hoje a taxa de 94% de leitos ocupados em Unidades de Terapia Intensiva do SUS.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Resende, 50% das pessoas que estão ocupando esses leitos não têm a doença ou ainda são consideradas apenas suspeitas para coronavírus.

Na Santa Casa, por exemplo, do total de leitos, hoje cerca de 80% são ocupados por pacientes que não tem covid.

Na avaliação dele, isso significa que os decretos para reduzir a movimentação na cidade, como toque de recolher de 20h às 5h, não estão surtindo efeito. Geraldo reclama de quem insiste em seguir a rotina como se nada estivesse ocorrendo, inclusive, lotando bares, o que aumenta o risco de acidentes, principalmente, entre motociclistas.

"Muitos, apesar dos decretos, estão levando a vida normal, não cumprem toque de recolher, frequentam bares e botecos, enchendo a caraminhola de cachaça e sofrendo acidentes", reclamou.

Nesta quarta-feira, mais 928 casos positivos foram incorporados aos dados de Campo Grande, quase 40 por hora. Na cidade, 6 pessoas morreram desde ontem.  A Capital já soma 7.348 contaminados e 79 mortos.

No fim de semana, a prefeitura de Campo Grande passou a adotar novas medidas de restrição para diminuir a movimentação de pessoas nas ruas. Fechou a maior parte do comércio aos sábados e domingos e reduziu o horário de funcionamento de segunda a sexta.

Mesmo assim, as taxas de isolamento seguem baixas. Na segunda-feira foi de apenas 29% e ontem teve um leve acréscimo, para 34,70%,

O domingo que integrou o primeiro período de “lockdown de fim de semana” em Campo Grande registrou taxa de isolamento de 49,30%, melhora em relação ao resultado de sábado, que foi de 43%, mas apenas 3 pontos percentuais maior que no domingo anterior.

Nos siga no Google Notícias