ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Vacina contra pneumonia já está disponível na rede pública de saúde

Viviane Oliveira | 25/04/2017 06:36

Diferente do que foi divulgado pela assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) na quinta-feira (22), a vacinação contra pneumonia na Capital não irá começar no dia 2 de maio. As doses da vacina já estão disponíveis em todos os postos de saúde do município, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), mas somente grupos especiais têm direito a vacina.

Em nota, a secretaria informou ainda que “obedece rigorosamente o Calendário Nacional de Vacinação proposto pelo Sistema Único de Saúde”, e que serão vacinados apenas idosos acamados e indígenas, já que a quantidade de doses é regulada.

Ao contrário da informação repassada anteriormente, a Sesau ressaltou que “não recebeu nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde quanto alterações das indicações da pneumo 23”. “Diante das circunstâncias, a secretaria continua a administrar as doses conforme as normativas vigentes”, completou a nota.

A vacina administrada em crianças é diferente - a pneumo 10. Segundo a secretaria, as doses dos dois tipos de vacina contra a pneumonia estão disponíveis nos postos de saúde. Idosos, entretanto, têm direito de serem imunizados em casa, basta que alguém acione uma das equipes de imunização.

Doença - A pneumonia é uma infecção respiratória grave e caracteriza-se por febre e tosse com catarro. Em muitos casos, precisa de internação, podendo levar a pessoa à morte se não tratada adequadamente.

Em Campo Grande, do início do ano até agora, foram registrados 58 casos da doença, que é responsável por altas taxas de internações e mortalidade, especialmente entre crianças menores de 5 anos.

Cerca de 15 milhões de crianças são hospitalizadas, por ano, por pneumonia, em países em desenvolvimento. A doença também é responsável por cerca de 20% dos 8,8 milhões de óbitos anuais em todo o mundo.

*Matéria alterada às 14h35 para corrigir informações repassadas de forma errada pela Sesau.

Nos siga no Google Notícias