ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Vereadores recolhem queixas sobre insegurança nos cemitérios públicos

Elas serão encaminhadas para a Prefeitura, com pedido de solução para os problemas

Guilherme Henri | 28/06/2017 14:20
Vereador Valdir Gomes (PP) durante audiência pública na Câmara (Foto: André Bittar)
Vereador Valdir Gomes (PP) durante audiência pública na Câmara (Foto: André Bittar)

Roubos, furtos, uso de drogas, iluminação precária e falta de manutenção nas vias de acesso aos túmulos. Estes foram apenas alguns dos problemas apontados por vereadores e população durante audiência pública, que debateu a segurança dos cemitérios públicos de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (28), no Plenário Edroim Reverdito, na Câmara.

Todo o material será formatado e deve ser encaminhado pela Comissão de Segurança, que é formada pelos vereadores Delegado Wellington (presidente), Odilon de Oliveira (vice), André Salineiro, Otávio Trad e Dharleng Campos ao administrativo para que providências sejam tomadas.

A questão já havia sido levantada pelo Campo Grande News, no final do mês passado, na reportagem que expôs a situação precária do Cemitério Cruzeiro, localizado no bairro Coronel Antonino, no entanto, quem endossou o debate na Casa de Leis, foram os vereadores Valdir Gomes (PP) e Veterinário Francisco (PSB) , que no uso da palavra atribuíram a responsabilidade do então "abandono" ao administrativo. "Faltou força de vontade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana em capacitar a mão de obra que possuímos para colaborarem com a manutenção dos cemitérios. Precisamos modernizar estes locais que são da década de 40", disse o vereador pelo PSB.

Mato alto chega a cobrir túmulos no Cemitério Cruzeiro (Foto: Alcides Neto)
Mato alto chega a cobrir túmulos no Cemitério Cruzeiro (Foto: Alcides Neto)

Prefeitura – O secretário de segurança do município Valério Azambuja reconheceu o problema e ainda disse que guardas municipais fazem rondas nos três cemitérios públicos da Capital, contudo, como as áreas são grandes e existe uma iluminação precária na região o trabalho acaba sendo ineficiente. "Precisamos de mais efetivo", afirma.

Já o representante do titular da Semadur, Miguel Vieira Ferreira, revelou que desde 2015 a prefeitura não tem contrato com uma empresa responsável pela manutenção do cemitério e que a questão deve ser resolvida até o final deste ano. "O último contrato era emergencial e foi encerrado em dezembro", relata.

População - Participante da audiência pública, a psicopedagoga Layne de Paula Oliveira, 41 anos, disse que a situação dos cemitérios fica ainda pior após as chuvas. "Nosso pé chega a afundar na lama. Existem corpo sendo enterrados nas vias de acesso aos túmulos", denuncia.

A reportagem retornou ao cemitério Cruzeiro e verificou que a situação exposta há um mês continua a mesma. Segundo a dona de casa que se identificou apenas como Jucilaine, de 33 anos, a sensação é de que o lugar está abandonado. "O mato alto chega a esconder os túmulos. Tem muita formiga e os muros estão quase caindo", enfatiza.

Nos siga no Google Notícias