Vídeo mostra segurança montada para receber foragidos em casa de festas
Ítalo chegou no Tucson usado no resgate da Gameleira; homem apontado como organizador aparece armado no imóvel
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Fabiano Augusto Cavalheiro Parraga, 30 anos, foi preso em flagrante em um espaço de festas no Jardim Colúmbia, em Campo Grande, após ser apontado como responsável por alugar o veículo usado no resgate de detentos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. No local, foram recapturados Ítalo de Moraes e outras quatro pessoas, além de apreendidos oito celulares, armas e dinheiro. Fabiano possui passagens pela polícia e histórico de ligações com o PCC.
Imagens de câmeras de segurança mostram a chegada de Ítalo de Moraes, de 27 anos, à casa de festas onde ele foi recapturado, no Jardim Colúmbia, em Campo Grande. Sobrinho de José Cláudio Arantes, conhecido como “Tio Arantes”, ele desembarca do Hyundai Tucson apontado como o veículo usado no resgate de detentos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira.
- Leia Também
- Resgatado da Gameleira, sobrinho de Tio Arantes é recapturado em festa
- Traficantes e ladrão que explodiu banco, veja quem são os foragidos da Gameleira
A gravação também registra a segurança montada no imóvel para receber os foragidos. Em um dos momentos, Fabiano Augusto Cavalheiro Parraga, de 30 anos, retira uma pistola calibre 9 milímetros da cintura dentro do espaço de eventos.
Fabiano foi preso no local com Ítalo e é apontado como o responsável por alugar o Tucson utilizado no resgate dos detentos, ocorrido em 20 de julho. Ele também teria organizado a “comemoração” que terminou com a captura do sobrinho de “Tio Arantes”.
Segundo o boletim de ocorrência, Ítalo relatou em depoimento que Fabiano havia sido o responsável pelo aluguel do veículo usado na fuga dos internos.
Além do Tucson, a polícia encontrou duas motocicletas no espaço localizado na Travessa Macuim. Os veículos também teriam sido usados para dar suporte ao resgate dos detentos.
Fabiano ainda teria sido o responsável pela locação da casa de festas e pela organização do encontro em que o grupo estava reunido no momento da abordagem policial, na manhã de quarta-feira (22). A comemoração havia começado na noite de terça-feira (21).
Na manhã seguinte, Fabiano foi preso em flagrante no espaço com Ítalo e outras quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres. Em depoimento, os quatro afirmaram que não conheciam o foragido.
No local, foram apreendidos oito celulares, R$ 1.616 em dinheiro e outras duas armas, além da pistola mostrada nas imagens. As armas estavam municiadas.
Os presos foram autuados por favorecimento pessoal, associação criminosa armada, porte ilegal de arma de fogo e perturbação do sossego.
A Polícia Civil pediu a conversão das prisões em preventivas e a quebra do sigilo telefônico dos celulares apreendidos, para dar continuidade às investigações. Fabiano permaneceu em silêncio durante o depoimento.
Denúncia de som alto levou polícia ao imóvel
De acordo com o registro policial, a PM (Polícia Militar) foi acionada inicialmente para verificar o volume excessivo do som no espaço de eventos.
Diante das informações de que detentos foragidos poderiam estar no local, as equipes cercaram o imóvel.
Durante a abordagem no portão, Ítalo tentou fugir pulando o muro em direção à residência vizinha, mas foi localizado e detido pelos policiais.
O proprietário do imóvel acompanhou os trabalhos policiais. À reportagem, afirmou que o contrato de locação havia sido feito em nome de um homem identificado como Fábio, mas que não sabia qual evento seria realizado no espaço.
“Quando alugamos, não perguntamos o que será realizado. Fazemos um contrato bem amarrado”, afirmou.
A locação começou às 11h de terça-feira e terminaria às 21h de quarta-feira, abrangendo um dia e uma noite. Conforme o proprietário, o imóvel foi alugado por um homem e uma mulher. “Não tinha esse monte de gente”, declarou.
Ele disse ainda que não permaneceu observando quem estava no imóvel durante a ação policial, para evitar problemas posteriores. O proprietário afirmou que soube da operação por meio de vizinhos e da Polícia Militar.
Também teria sido informado de que um dos presos poderia ter relação com um assassinato ocorrido no Bairro Novos Estados. A possível ligação, porém, não foi confirmada pela polícia.
Fabiano foi alvo de operação contra o PCC
Conforme apurou o Campo Grande News, Fabiano acumula passagens pela polícia.
Em 2015, ele foi preso no Bairro Nova Lima após fugir de uma abordagem da Polícia Militar e tentar enganar as equipes. Na ocasião, abandonou o carro e acabou localizado depois que um amigo telefonou duas vezes para o celular dele, pedindo a devolução de uma arma que havia sido emprestada.
A investigação apontou que Fabiano conversava com um preso identificado em seu telefone como “veinho da máxima”.
Nas mensagens, os dois tratavam da realização de roubos a residências com vítimas mantidas como reféns e da compra de veículos furtados ou roubados.
Anos depois, em 2024, Fabiano foi alvo da Operação Last Chat, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado).
As investigações apontaram que ele movimentava valores expressivos para os núcleos financeiro e jurídico do PCC (Primeiro Comando da Capital), chegando a repassar quantias a uma advogada que atuava como “gravata” do grupo.
Fabiano também tem passagens por violência doméstica, tráfico de drogas, dano qualificado, estelionato, porte ilegal de arma de fogo, integração de quadrilha ou bando, roubo majorado e receptação.
Ele ainda responde a um processo de 2011 por homicídio simples, que tramita em sigilo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




