ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Cartões de confirmação de inscrição no Enem começam a ser distribuídos no dia 10

Luciano Nascimento, da Agência Brasil | 03/10/2012 16:35

Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser entregues a partir da próxima quarta-feira (10). O documento contém o número de inscrição, data, hora e local das provas e a opção de língua estrangeira. A previsão é que, até o dia 25 de outubro, todos os inscritos recebam os seus cartões pelos Correios.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/). Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

Em 2012, o Enem contará com o número recorde de 6,5 milhões de inscritos. As provas serão feitas nos dias 3 e 4 de novembro e serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Elas começarão às 13h.

As provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias ocorrerão no dia 3 de novembro, com término às 17h30. No dia 4 serão feitas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.

Os candidatos devem apresentar o cartão de identificação juntamente com um documento com foto. Certidões de nascimento e de casamento, Título Eleitoral, crachás, carteira de estudante, documentos danificados ou cópias autenticadas não serão aceitos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 7 de novembro no sitehttp://www.inep.gov.br/enem. Até o final de dezembro, o Inep divulgará os resultados individuais do Enem 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e os adultos submetidos a penas privativas de liberdade poderão fazer o exame nos dias 4 e 5 de dezembro. Para tanto, devem solicitar a sua inscrição nos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados. O período de inscrição vai de 15 de outubro até o dia 5 de novembro.

Além do acesso à educação superior, o Enem também avalia o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do exame são usadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no país.

O exame também pode ser usado para a certificação no ensino médio. Os participantes maiores de 18 anos, que ainda não terminaram a escolarização básica, podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio em um dos órgãos relacionados ao programa – secretarias estaduais, institutos federais e centros federais de Educação.

Nos siga no Google Notícias