ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Casal prepara tudo para cidadania italiana sair em tempo recorde

De Campo Grande até a Itália, o casal oferece todo serviço pela assessoria Facile Itália, desde pesquisa, documentação, tradução juramentada até o suporte in loco, com apartamento

Informe Publicitário | 16/10/2017 07:00
Maira, Adilson e Arthur em Milão na Itália (Foto: Divulgação)
Maira, Adilson e Arthur em Milão na Itália (Foto: Divulgação)

A oportunidade de viver como cidadão europeu em qualquer lugar do mundo. Um "plano B" garantido aos brasileiros que pensam em deixar o País. Por direito consanguíneo, a cidadania italiana agora está muito mais fácil de ser concedida aos descendentes. Depois da experiência de requerer a sua, é que Adilson Bolognesi e a esposa, Maira, pensaram em facilitar os caminhos. De Campo Grande até a Itália, o casal oferece todo serviço pela assessoria Facile Itália, desde pesquisa, documentação, tradução juramentada até o suporte in loco.

Ele é empresário e bisneto de italiano, ela, advogada. Após as mudanças na legislação, que antes precisava passar obrigatoriamente por um consulado, qualquer descendente de italiano pode requerer e apresentar a documentação direto na Itália.

"Nós vamos fazer todo este trabalho: recuperar as certidões do ascendente italiano para depois documentar toda cadeia dessa descendência. Fizemos a cidadania do meu marido para entender como funcionava e fazer dar certo", explica a advogada Maira Pires Rezende.

O trabalho envolve desde as primeiras conversas para coletar dados da cidade e ano de nascimento do ascendente italiano até o receptivo e instalação na Itália, em um apartamento da assessoria e o acompanhamento em tempo integral.

Adilson Bolognesi e a esposa, Maira criaram a assessoria.
Adilson Bolognesi e a esposa, Maira criaram a assessoria.

"Em alguns casos temos de fazer a pesquisa, quando o descendente não tem cópia da certidão de nascimento e casamento", descreve Maira. Esta pesquisa é feita na Itália junto aos cartórios e igrejas que faziam o registro civil. Uma vez localizados, se faz todo registro posterior até chegar no requerente.

"Eu, como advogada, faço toda esta parte, partimos para a tradução juramentada em italiano e depois o apostilamento destes documentos para apresentação na Itália", segue Maira.

Com a mudança na legislação e a assessoria prestada pela Facile Itália, é possível se conseguir a cidadania em tempo recorde. A depender da disponibilidade dos interessados, o processo pode ser feito em 60 dias.

"Agora é independente de consulado, o que viabilizou e agilizou muito. Você pode escolher a cidade, não precisa ser necessariamente a de nascimento do ascendente", ressalta a advogada. A Facile Itália vai trabalhar em duas cidades pequenas próximas a Milão: Gallarate e Sesto Calende. Por serem menores, agilizam o trabalho na prefeitura.

Na Itália, os clientes são hospedados no apartamento da assessoria, porque, por lei, precisam apresentar à prefeitura da cidade onde vão requerer a cidadania um CEP local, como residente italiano. No país, um colaborador brasileiro com italiano fluente faz o receptivo, leva até o imóvel e auxilia em todo processo.

 Janine Cruz de Oliveira Lima está requerendo cidadania para si e para o filho.
Janine Cruz de Oliveira Lima está requerendo cidadania para si e para o filho.

"Dada entrada na prefeitura, que se chama 'comune', um 'vigile', que seria um funcionário do governo, vai até a casa para ver se de fato o descendente está como residente italiano, faz perguntas e depois marca a entrega formal dos documentos", diz Maira.

A Itália, nessa etapa do processo, faz contato com o consulado brasileiro para certificar que o ascendente nunca renunciou aos direitos pátrios; aguarda o retorno e, então, concede a cidadania. "Conferida a cidadania, o processo tramita em no máximo 30 dias para a pessoa ter o direito de gozar dos benefícios de cidadão italiano".

Não é necessário ao descendente falar italiano, no entanto, a Facile Itália tem parceria com uma professora de italiano que pode passar, além da língua, o conhecimento da cultura local.

Quem tem direito: qualquer descendente de italiano que consiga comprovar o nascimento do ascendente no País. Não há um limite de ascendência. No caso de um bisavô, por exemplo, o bisneto pode requerer em nome próprio, não sendo obrigatório ter de passar pela mãe a avô.

Tataraneta de italianos, Janine Cruz de Oliveira Lima está requerendo para si e para o filho. Foi pensando no futuro da família que ela resolveu dar continuidade à papelada acumulada por décadas. Há 11 anos, a advogada tinha começado a juntar os documentos, mas esbarrou na burocracia da antiga legislação, de ter de esperar pelo consulado.

"Eu não conseguia ir mais para frente. Tinha até desistido um tempo. No meu caso só faltam as certidões de nascimento e casamento dos meus tataravós, que a Facile Itália já fez os contatos daqui e estão indo na Itália buscar, conta Janine.

Os documentos que ela já têm serão atualizados pela assessoria para então concluir o processo, apostilar e programar a ida para a Itália. "O que me motivou foi dar uma opção melhor de vida para a nossa família. Queria que meu filho tivesse outra cidadania, apesar dele já ser americano, mas para o futuro dele, se quiser estudar na Europa, trabalhar lá", sonha a mãe, Janine Cruz de Oliveira Lima.

Para ela e o marido também será um ganho. O casal tem planos de investir nos Estados Unidos. "Como cidadãos europeus, temos facilidade no investimento em relação ao brasileiro", justifica.

A Facile Itália propõe agilizar ao máximo todo processo para que, na Itália, os descendentes também possam passear e conhecer o país de onde a família vem. "Como brasileiro, a gente entende o que espera de prestação de serviço e queremos poder dar o que há de melhor em assessoria", compromete Maira.

Os contatos podem ser feitos desde já com a Facile Itália através do celular: 9-8190-0800, pelo site www.facileitalia.com.br e os e-mails: adilson@facileitalia.com.br, maira@facileitalia.com.br e contato@facileitalia.com.br.

Nos siga no Google Notícias