ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Caso de raiva animal na Bolívia acende alerta em Corumbá

Redação | 22/07/2010 14:00

O surgimento de um caso de raiva animal em Puerto Suarez, cidade boliviana próxima à fronteira com Corumbá, acendeu o alerta para as autoridades de saúde no município brasileiro. Foi o primeiro caso deste ano.

O caso verificado em um cão foi confirmado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e uma equipe já entrou em contato com as autoridades bolivianas sobre o assunto. A preocupação maior é quanto ao risco de seres humanos terem tido contato com o animal infectado.

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde, Viviane Ametlla, informou que a Prefeitura aguarda uma decisão das autoridades bolivianas para programar ações a serem realizadas. Uma delas seria a imunização dos animais cães e gatos.

Em 2009, Puerto Suarez teve dois casos e Puerto Quijarro três. "O surgimento deste caso preocupa. Puerto Soarez está próxima da fronteira com Corumbá e a circulação viral é forte na região", diz Viviane Ametlla.

Segundo ela, há dois anos Corumbá não tem casos de raiva animal.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Corumbá realizou campanha de vacinação em Puerto Suarez. Foram aplicadas 2 mil doses de vacina.

Nos siga no Google Notícias