A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

22/06/2011 13:43

Católicos montam tapete e participam de missa e procissão de Corpus Christi

Paula Vitorino

Missa será às 15h e à noite haverá Show da Juventude

Como em 2010, tapete será montado ao longo da Rua 14 de Julho. (Foto: Arquivo/João Garrigó)Como em 2010, tapete será montado ao longo da Rua 14 de Julho. (Foto: Arquivo/João Garrigó)

A preparação para a celebração tradicional do Corpus Christi – 23 de junho – já começou nas comunidades Católicas de Campo Grande. Hoje o dia é de preparativos nas Paróquias para que amanhã os fiéis se reúnam ao longo da Rua 14 de Julho para a confecção do tapete, Missa Solene e, a novidade deste ano, o Show da Juventude.

De acordo com o Padre Márcio dos Reis, cerca de 33 Paróquias participarão da celebração. Cada uma é responsável por um trecho ao longo da via, que deve ser decorado de acordo com a organização da comunidade.

A partir das 6h30 os voluntários começam a montagem dos tapetes, que irá colorir a Rua 14 de Julho no trecho entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa da Costa.

À tarde, às 15h, será realizada a Santa Missa, com adoração ao Santissímo, no cruzamento da Mato Grosso com a 14 de Julho. O arcebispo Dom Vitório Pavanello irá presidir a celebração, que também faz parte das festividades de despedida do cargo de bispo, programada para acontecer no próximo dia 10.

Logo após a Missa, os fiéis saem para a tradicional procissão de Corpus Christi. O trajeto passa por todos os tapetes montados durante a manhã, até chegar a Avenida Fernando Corrêa da Costa, em frente ao Memorial da Cultura, para o encerramento.

Neste ano, as atividades da data terminam com o Show da Juventude, na Praça do Rádio Clube. O evento está previsto para começar a partir das 18h30, após a procissão. Na programação estão bandas e cantores Católicos da Capital, como a Estação XV, Mazinho e Adriana, Fábio Augusto, Cláudia Nascimento e Padre Fábio Vieira.

Tapetes - Na maioria das comunidades os preparativos para a confecção do tapetes começaram nesta quarta-feira (22). Na Paróquia São João Bosco, o tapete da comunidade foi dividido entre as pastorais e hoje à noite o setor juventude se reúne para tingir o pó de serra utilizado na montagem do desenho.

Neste ano, os temas sugeridos pela Arquidiocese foram a Campanha da Fraternidade 2011 – Preservação do Meio Ambiente, a beatificação do Papa João Paulo II e a juventude cristã.

Os desenhos são elaborados por cada pastoral das Paróquias, de acordo com a criatividade de cada uma.

Já os tapetes são confeccionados com diversos materiais, como pó de serra e pedregulhos. Só a utilização de alimentos não é permitida. O desenho também não pode ser feito diretamente no asfalto para não tingir ou danificar a via.

O que significa Corpus Christi? - Para os Católicos, o dia de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O nome em latim significa Corpo de Cristo.

A celebração foi incluída no calendário litúrgico da Igreja Católica em 1264, pelo papa Urbano IV, para dar destaque ao mistério da Eucaristia. A festa acontece sempre na quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, por volta do ano de 1961. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.



Paz e Bem, a todos!
Esse ano não estarei celebrando com vocês de Campo Grande, "Corpus Cristis",mas estarei em sintonia e acompanhando via internet.
Paz e Bem!
Fr.Neuzimar Campos,ofm
 
Fr.Neuzimar Campos em 22/06/2011 06:44:13
SE DEUS QUISER ESTAREI LA E TODAS AS COMUNIDADES DA PARÓQUIA DIVINO ESPIRITO SANTO DO BAIRRO AERO REANCHO. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.
 
LUIS CARLOS em 22/06/2011 05:28:56
A juventude da Paróquia São Joaõ Batista (Coophasul) estarão lá. Estarei (eu e mais alguns) pela manhã estaremos envolvidos com a decoração do salão da Paróquia, pois dia 24/06 (6ª feira) começa os festejos juninos e termina domingo com churrasco. Os trabalhos são muitos, mas vale a pena!! Amo nossa Igreja...
 
lúcia Sales dorneles em 22/06/2011 04:13:40
Comunidade de Santa Teresinha estará marcando prescença, e convidamos todos A se unirem conosco!
 
sandra lima em 22/06/2011 03:33:02
Como sempre será perfeitoooo... e eu estarei lá. q Deus abençoe a todos em seus trabalhos e mais ainda em nossa procissão amanhã.
 
Márcia Silva em 22/06/2011 02:05:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions