ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

CCJ do Senado pode votar novo Código Penal nesta quarta-feira

Vania Galceran | 15/12/2014 22:54

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei 236/2012, que institui o novo Código Penal, mais rígido em penalizar crimes hediondos e em progressão de regime.

Durante a sessão da CCJ deve ser apreciado o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), com base no relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT), que elaborou relatório que foi aprovado em uma comissão especial de parlamentares dedicada a analisar um anteprojeto feito por uma comissão de juristas, em 2011, para atualizar o código penal.

Dentre as reformas previstas pelo projeto está a previsão de que crimes hediondos relacionados na Lei 8.072 /1990 não permitam fiança ou anistia. Além disso, a matéria também inclui no rol de crimes hediondos a corrupção ativa e passiva, peculato e excesso de exação (crime praticado por servidor que desvia recursos públicos em proveito próprio).

Os crimes de racismo, de tráfico de drogas e de financiamento ao tráfico de drogas, de tráfico de seres humanos, de terrorismo e de redução à condição análoga à de escravo também passam a ser hediondos pelo novo Código Penal.

Quanto à progressão de penas, o novo Código Penal prevê que a progressão de pena do regime fechado para outro mais brando, em casos de homicídio, quando o réu é primário, passaria a ser com 1/4 de cumprimento, em vez do 1/6 do atual Código Penal.

Nos siga no Google Notícias