A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

16/07/2010 21:57

Censo da Bacia do Alto Paraguai seleciona coletores

Redação

Na última semana foi realizada a seleção dos coletores de dados que atuarão no projeto "Censo Estrutural da Pesca" na BAP (Bacia do Alto Paraguai). A iniciativa é do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) para desenvolver o Sinpesq (Sistema Nacional de Informações da Pesca e Aquicultura) e será realizado em todo o país a fim de obter informações sobre a pesca.

Esses dados serão utilizados no ordenamento, no fomento e no aprofundamento de pesquisas relativas à atividade. No estado, o projeto está sendo executado pela ONG Ecoa (Ecologia e Ação), em parceria com Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Federação, Colônias e Associações de Pescadores.

Todos os órgãos pretendem levantar informações sobre a atividade pesqueira nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Ladário, Miranda, Porto Murtinho e Terenos.

Ao todo, nove pessoas ligadas às comunidades pesqueiras trabalharão durante quatro meses aplicando questionários nas áreas onde as atividades pesqueiras são desenvolvidas. A meta é que os coletores entrevistem aproximadamente 80% dos pescadores, percorrendo também as regiões mais distantes destes municípios.

Entre outras ações, o Censo, em seu âmbito nacional, visa entender as características da produção industrial e artesanal e as diferenças entre a pesca marinha e de água doce, para que seja possível interpretar as particularidades de cada cenário e criar ações que promovam a sustentabilidade da pesca dentro das realidades regionais.

Conforme Bibiana Gindri, bióloga membro da Ecoa e supervisora do projeto, a ONG realizará, ainda este mês, um treinamento específico para o pessoal selecionado, onde o material de trabalho e de identificação do projeto será fornecido.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions