ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Cerca de 900 pessoas disputam eleição para ser conselheiro tutelar

Antonio Marques | 26/09/2015 17:11

No próximo dia 4 cerca de 900 candidatos vão concorrer as 405 vagas de conselheiros tutelares disponíveis no estado. Em Campo Grande, são 30 candidatos disputando 15 vagas, sendo cinco em cada Conselho Tutelar do município. É a primeira vez que a eleição acontece em todos os municípios brasileiros em data unificada.

Esse é o maior processo de escolha de agentes público, depois da escolha de vereadores, e deve mobilizar no mínimo 90 mil eleitores em todo o estado. As eleições passam a acontecer a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro.

Antes de serem habilitados a participarem do pleito no dia 4 de outubro, 79 candidatos passaram por quatro etapas avaliativas na Capital: exame de conhecimento, domínio de informática, análise de perfil profissiográfico e entrevista. Todas as fases foram eliminatórias, mantendo somente 30 candidatos que se mostraram aptos a desempenharem a função de conselheiro.

Quem vota - São habilitados a votar qualquer eleitor do município que esteja em dia com as obrigações eleitorais. Para tanto, a comissão municipal responsável pelo processo de escolha providenciou junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os cadernos com listagem dos eleitores das trinta sessões distribuídas nas oito regiões do município, bem como as urnas físicas.

Em cada uma das trinta sessões eleitorais, haverá um mesário e dois auxiliares para atender e orientar os eleitores na manifestação de suas escolhas, que devem ser consignadas em uma cédula nos moldes daquelas utilizadas no passado, em processos de eleições parlamentares e dos poderes executivos.

Função - O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ficando estabelecida a exigência de que em cada município terá no mínimo um Conselho Tutelar, como órgão integrante da administração pública local, composto de cinco membros escolhidos pela população local.

Todas as informações dos candidatos e locais de votação na Capital estão disponíveis no endereço eletrônico do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) - www.pmcg.ms.gov.br/cmdca.

Nos siga no Google Notícias