ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Certidões negativas serão emitidas de graça pela internet

Ricardo Campos Jr. | 16/12/2010 09:14

Atualmente serviço é feito em cartório e custa R$ 20

As certidões negativas que custavam R$ 20 e eram solicitadas presencialmente no cartório, levando até 3 dias úteis para ficar pronta, será emitida de graça via internet. O lançamento oficial do serviço será lançado na próxima sexta-feira na Corregedoria-Geral de Justiça.

O cidadão poderá emitir até três tipos de certidões judiciais: cível, criminal, falência e da justiça militar estadual. O pedido será feito no Portal de Serviços E-SAJ, cujo link poderá ser acessado na página inicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (http://www.tjms.jus.br).

“A obtenção de certidões judiciais pela internet significa a democratização do acesso das informações do órgão aos cidadãos, de forma prática e célere”, diz o juiz auxiliar da Corregedoria, Fábio Possik Salamene.

Para fazer o pedido o interessado deverá preencher as informações solicitadas pelo sistema, como CPF, RG, etc. Um e-mail será enviado então para a pessoa com as orientações para a impressão da certidão.

Nos casos em que a certidão seja positiva ou haja inconsistência nos dados indicados pelo solicitante, a pessoa deverá procurar o cartório distribuidor para a obtenção do documento.

A expectativa do Cartório Distribuidor de Campo Grande é que haja uma redução na demanda por esse serviço, visto que 70% do total diário de expedições são negativas e agora serão solicitadas pela internet.

Nos siga no Google Notícias