A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

29/08/2011 09:18

Cinco morrem por semana em MS por doenças ligadas ao cigarro

Edmir Conceição

No primeiro trimestre deste ano foram 107 óbitos por doenças associadas ao tabagismo, número 54% maior do que a média do mesmo período do ano passado.

Fumante passivo também é vítima de doenças associadas ao tabaco. (Foto: Reprodução)Fumante passivo também é vítima de doenças associadas ao tabaco. (Foto: Reprodução)

Hoje, dia Mundial de Combate ao Tabaco, novas estatísticas são alarmantes. Nada menos que 40 milhões de brasileiros estão no corredor do câncer e das doenças direta e indiretamente ligadas ao uso de tabaco. Em Mato Grosso do Sul, cinco pessoas morrem por semana em decorrência de câncer nos brônquios e pulmões, doenças agravadas ou até mesmo causadas pelo consumo de cigarro.

De acordo com o Programa de Prevenção Primária de Câncer/Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde, somente no ano passado 278 pessoas morreram por câncer causado pelo cigarro. No primeiro trimestre deste ano foram 107 óbitos por doenças associadas ao tabagismo, número 54% maior do que a média do mesmo período do ano passado.

Os números, entretanto, não motivam a redução do número de fumantes. Em todo o mundo, há por volta de 1.5 bilhões de fumantes. Portanto, cerca de 1/3 da população global de 15 anos para cima. Destes, 800 milhões estão em países em desenvolvimento. É impressionante, mas é verdade: estima-se que o tabagismo matará 500 milhões de pessoas da população atual nos próximos 10 anos; 250 milhões corresponderão às crianças de 13 e 14 anos e os adolescentes de hoje.

Pesquisa - De acordo com o IBGE, Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado que mais fuma no Brasil. Segundo a pesquisa, que toma como referência o ano de 2008, 17,2% da população do Estado é composta por fumantes contumazes. A proporção de pessoas com 15 anos ou mais de idade que fuma diariamente no Estado está acima da média nacional, que é de 14,5%. A maior concentração de fumantes diários no Brasil fica no Rio Grande do Sul com 18,4%, seguido com Piauí com 17,5% de pessoas fumantes.

Se levado em conta o índice de pessoas usuárias de tabaco, mas não todos os dias, a percentagem é ainda maior no Estado, 18,5%. De todos os fumantes sul-mato-grossenses, uma minoria pretende deixar o cigarro, 48,8%; sendo que 64,1% disseram que pensaram em parar por conta do rótulo de advertência. O índice de ex-fumantes no Estado é de 19,5%.

A maior parte dos usuários de tabaco no Brasil, 33,4% fuma de 15 a 24 cigarros por dia, sendo que o primeiro é fumado de 6 a 30 minutos depois de acordar. Os principais pontos de aquisição do produto são bares, botequins ou restaurantes, 53,8% da preferência; já os supermercados, mercadinhos ou mercearias são os preferidos por 21,7% da população fumante.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


O habito de fumar da se em rodas amigos querendo experimentar para fazer parte de um grupo, uma tacada puxa a outra e assim vai indo, sou fumante desde os meus 14 anos e comecei de bobeira fumando hoje aos 25 anos levo uma totalmente diferente de algum tempo atras pois meu condicionamento físico não o mesmo de um não fumante tentei livrei me do vicio mais ele fala mais alto em meu organismo que acabo sedento ao vicio, Gostaria que essa geração de agora estudantes evitem dar o primeiro trago pois é fácil fumar o complicado é parar depois " tem aquele ditado " se conselho fosse bom não era dado era vendido"
 
PETERSON DE ALMEIDA CHAMORRO em 29/08/2011 12:19:34
Dados preocupantes esses, eu sou ex-fumante, fumei dos meus 14 anos aos 21, hoje tenho 25, e sei como é dificil parar, levei muito tempo até conseguir, mas vale a pena.
 
Mauro Nunes em 29/08/2011 11:44:28
Tenho 21 anos, e fumo desde os 14. E mesmo fumando por pouco tempo, eu já sinto o mal que esse vicio me trás. Essa tosse seca.. Quando faço algum tipo de esporte canso rapidamente, e sei que é culpa do cigarro. Eu e minha namorada Paloma, ja tentamos algumas vezes parar, mas é muito difícil. Por favor , quem puder ler, não façam parte dessa triste estatística.
 
Flavio Gabriel em 29/08/2011 10:11:19
É Rafael Stival, assim como eu você tbm deve gastar horrores com tratamentos dentários ...
 
Flavio Gabriel em 29/08/2011 03:51:04
Eu também comecei a fumar aos 14 anos, e agora que tenho 21 estou sofrendo com isso, nunca mais consegui o mesmo basquete q eu jogava antes, ja cheguei a participar da seleção do estado, e agora minto pros meus amigos que vou jogar todo sabado, quando vou fumar na ponte do parque, e esta me atrapalhando na minha vida amorosa, ja levei 3x fora da minha amada lays bendo, acho que o forte cheiro da fumaça em meu halito atrapalha uma aproximação maior, evitando assim enlace mais efetivo, ou beijo, fora os dentes amarelos, tosse e catarro. Nao façam a mesma burrada que eu, nao fumem, amem.
 
Rafael Stival em 29/08/2011 03:05:13
Eu comecei exatamente dessa forma, eu queria impressionar meus amigos que eram mais velhos, e comecei a fumar, apenas por status. Hoje por mais que eu tente, não consigo parar... Sem contar nos aspectos físicos, minha pele está ficando acabada, meus dentes começando a ficar podres e o cheiro do cigarro por mais que eu tome banho já está impregnado em mim.
 
Flavio Gabriel em 29/08/2011 02:40:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions