ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Cliente consegue no STJ impedir aumento de 99% no plano de saúde

Marta Ferreira | 12/01/2012 11:45

Por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a Unimed em Campo Grande foi impedida de reajustar em 99,24% o valor da mensalidade do plano de saúde de uma cliente em razão da mudança de faixa etária. O valor aumentou tanto em razão de a segurada ter completado 50 anos, mudando a faixa etária.

O reajuste foi aplicado em 2009, quando a mensalidade passou de R$ 222,37 para R$ 443,03.

O pedido para que o plano de saúde fosse impedido de aplicar a mudança de valor havia sido feito, primeiro, à Justiça Estadual, e foi negado. O TJ (Tribunal de Justiça) entendeu que o reajuste da mensalidades em razão da mudança de faixa etária é legal.

Foi interposto, então, recurso ao STJ, em que a segurada, conforme a Corte informou, demonstrou, com laudos médicos, ter problemas de saúde e necessitar de acompanhamento médico, que tem sido negado pela operadora.

O processo afirma que, seem conseguir efetuar o pagamento das parcelas reajustadas, a segurada recebeu ameaças de cancelamento do plano de saúde.

Na decisão favorável à cliente, o presidente do STJ, Ari Parglender, entendeu que foi evidenciada relevância do direito invocado e o perigo da demora. Para ele, a decisão do TJMS pode ter sido omissa, pois avaliou apenas a possibilidade do aumento da mensalidade por mudança de faixa etária, sem se manifestar sobre o abusivo índice de reajuste para quem completa 50 anos de idade.

Por essa razão, o ministro Ari Pargendler deferiu medida cautelar para atribuir efeito suspensivo ao recurso especial. O mérito da medida cautelar será julgado pela Terceira Turma do STJ, com relatoria do ministro Sidnei Beneti.

A Unimed ainda pode recorrer da decisão.

Nos siga no Google Notícias