A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

23/10/2012 13:59

Com apoio de Azambuja, novo plano da educação é aprovado

Projeto prevê investir 10% do PIB na área. Para Reinaldo, recurso vai garantir construção de escolas em tempo integral

Nadyenka Castro
Reinaldo Azambuja, deputado federal por Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)Reinaldo Azambuja, deputado federal por Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

A aprovação do novo PNE (Plano Nacional de Educação) pela Câmara dos Deputados, na semana passada, teve apoio do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).

Azambuja votou a favor do novo plano que, entre outras determinações, manda o governo federal investir 10% do PIB (Produto Interno Bruto), na educação. A proposta segue agora para o Senado.

Integrante da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que aprovou a redação final, Azambuja afirma que os recursos irão garantir a construção de escolas em tempo integral.

“Fizemos emendas a esse Plano, buscando garantir a implantação de escolas em tempo integral, que oferecem oportunidade aos alunos e mais tranquilidade aos pais. Acredito que a ampliação dos investimentos neste setor podem garantir a melhoria da qualidade de vida da população e em consequência um futuro mais digno para todos”, declarou.

O índice de 10% vinha sendo reivindicado por deputados da oposição, parte da base aliada do governo e entidades da sociedade civil.

Hoje, a União, os estados e os municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na área. Na proposta original do Executivo, a previsão era de investimento de 7% do PIB em educação. O índice foi sendo ampliado gradualmente pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que chegou a sugerir a aplicação de 8% em seu último parecer.

Um acordo entre governo e oposição, no entanto, garantiu o apoio do relator aos 10%. Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos.

Outro destaque do novo PNE foi a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente.

 O relatório de Vanhoni previa o cumprimento dessa meta até o final da vigência do plano. Um destaque aprovado, por sua vez, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE.

A comissão especial aprovou ainda o prazo de um ano após a sanção do PNE para a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional. 

Decisão do STJ ajuda na tramitação da reforma da Previdência, diz líder
O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse hoje (20) que a suspensão, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da decisão que impe...
Mega-Sena acumula mais uma vez e pode pagar até R$ 20 milhões na terça
Nenhum apostador acertou os seis números sorteados deste sábado (20) e a Mega-Sena acumulou mais uma vez. No próximo sorteio, que será na terça-feira...


Será que isso é uma boa ideia? Sim! Mas realistica? Duvido.
Pensa bem. O governo arrecada 40% do PIB em impostos. Igual a Alemanha. Gastar 10% do PIB em educação é gastar 25% dos impostos ali. E ai, como fica saude, segurança, infra-estrutura, e salarios de servidores publicos?
So para ter uma ideia de quanto gastam em educação: Dinamarca: 7,83%, Suecia: 6,56%, França: 5,59%, Holanda: 5,32%, Suiça: 5,18%, EUA: 4,95%, Canada: 4,92%, Alemanha: 4,45%, Coreia S: 4,23%, Chile: 3,99%.
Brasil, atualmente, 5,18%, é igual a Suiça. Ou seja: tem que combater o desvio, não aumentar a gastança!
 
Marcos da Silva em 23/10/2012 16:13:55
Parabéns Reinaldo. Campo Grande perdeu a oportunidade de tê-lo como prefeito municipal.
 
Marcos Batista em 23/10/2012 15:13:54
Agora o povo pode observar o que é um político atuante...ele poderia muito bem não aprovar nada, no entanto, ele fez a parte dele e atuou devidamente nessa aprovação. Parabéns ao Deputado Azambuja e a todos que fizeram parte deste projeto. Realmente está na hora de todas as esferas do governo "olharem" com mais carinho pra área da educação, pois só assim o nosso País vai melhorar...
 
Maria do Carmo em 23/10/2012 14:18:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions