ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Com frio intenso, seis municípios de MS registram chuva congelada

Aline dos Santos | 23/07/2013 09:29
Em Campo Grande, mínima foi de 4ºC. (Foto: Marcos Ermínio)
Em Campo Grande, mínima foi de 4ºC. (Foto: Marcos Ermínio)

Seis municípios de Mato Grosso do Sul registraram a chuva congelada: Amambai, Paranhos, Juti, Jateí, Costa Rica e Figueirão. De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrão Filho, isso ocorre quando o líquido chega no solo e logo congela. Apesar de parecer, não se trata de neve.

“Para ocorrer a neve precisa de um tipo especial de nuvens, temperatura entre 2ºC e -5ºC e umidade relativa do ar acima de 90%. Se um deles estiver diferente, isso não ocorre”, explica o meteorologista.

Ontem, por volta das 20h, moradores de Paranhos relataram que nevou. No entanto, para os especialistas, o mais provável é que se trate do fenômeno denominado de chuva congelada ou congelante. Um dos indicativos é o tempo de permanência no solo.

Conforme Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), quando o solo fica branco, trata-se de neve. Já quando chega ao solo e logo se dissolve, ocorreu a chuva congelada. Pelo relato dos moradores de Paranhos, a 469 km de Campo Grande, o gelo caía e desmanchava rapidamente.

Conforme dados da Uniderp/Anhanguera, 11 municípios registraram geada, com classificação de leve a moderada: Itaporã, Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Antônio João, Ivinhema, Angélica, Itaquiraí, Juti, Jateí e Chapadão do Sul. Em Ponta Porã também foi registrado nevoeiro.

Em Campo Grande, o frio foi de 4ºC, mas com sensação térmica de 3ºC negativo, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Nos siga no Google Notícias