A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

21/11/2012 12:28

Com novos equipamentos, Agepen quer reduzir entrada de celular em presídios

Francisco Júnior e Mariana Lopes
Banquetas foram entregues nesta quarta-feira (21). (Foto: Rodrigo Pazinato)Banquetas foram entregues nesta quarta-feira (21). (Foto: Rodrigo Pazinato)

Em solenidade nesta manhã (21), a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) entregou 35 banquetas detectoras de metais que irão auxiliar na revista das pessoas que visitam os presos nos presídios de Mato Grosso do Sul. No total, 29 unidades penais receberam os equipamentos.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, coronel Deusdete Souza de Oliveira, as banquetas irão reduzir em 50% a entrada de celulares e outros objetos nos presídios.

Ele explicou que além do equipamento, ainda continuarão sendo feitas as revistas manuais, além do monitoramento por câmeras de segurança.

Com relação ao sinal de celular na área dos presídios, ele afirmou que está oscilando e que aguarda um posicionamento das operadoras para a instalação dos bloqueadores de sinal.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, disse que os equipamentos irão reforçar a segurança dentro dos presídios.

Com formato de um banco, os detectores possuem mecanismos sensíveis à presença de metal. Com isso, é capaz de identificar, por exemplo, no momento em que a pessoa senta, se ela tem algum aparelho celular introduzido no corpo, tática recorrente - e de difícil identificação - entre visitantes, na tentativa de burlar a segurança na unidade penal.
Os equipamentos serão distribuídos entre 29 estabelecimentos prisionais da Capital e do interior, conforme a demanda de cada local. Atualmente, nove banquetas detectoras estão em funcionamento em presídios do Estado.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


Não é só desligar as tomadas? Quem consegue carregar celular sem energia elétrica?
 
Cláudia Pereira em 21/11/2012 13:16:38
É só fazer igual já é feito nos "bons" aeroportos... Detector nas portas, esteiras e aqueles aparelhos manuais que "passam" pelo corpo afora...
 
Suzane Lacerda em 21/11/2012 12:39:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions