A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

13/10/2014 16:22

Com sensação de 45ºC, calor recorde vira gozação em mídias sociais

Lidiane Kober
Casal foi em busca de sombra e mais umidade à beira do lago em parque da Capital (Foto: Marcelo Calazans)Casal foi em busca de sombra e mais umidade à beira do lago em parque da Capital (Foto: Marcelo Calazans)

Com sensação térmica de até 45 graus, o calor bateu recorde de 13 anos em Campo Grande e, com tantas queixas, o assunto virou gozação nas mídias sociais. Tem piada envolvendo santos e candidatos, tem comparação com clima de deserto e até com o inferno. 

Para piorar a situação, a notícia não é nada boa porque as previsões indicam chuva só daqui uma semana. O jeito é se conformar e continuar fazendo graça do sofrimento.

Segundo a meteorologista Cátia Braga, desde 2001, não se registra temperatura de 39 graus no mês de outubro, na Capital sul-mato-grossense. O índice foi observado ontem (12) na cidade. O mais próximo foi verificado em 2008, quando os termômetros marcaram 38,3 graus.

“Uma onda de alta pressão está estacionada no Atlântico Sul, bem na região centro-oeste do País, com isso, o ar vai para baixo e a sensação é de um efeito tampão, com muito calor e baixa umidade”, explicou a meteorologista.

Personagem de Chapolin é usado em sátira no WhatsApp e Facebook (Foto: Reprodução)Personagem de Chapolin é usado em sátira no WhatsApp e Facebook (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (13), a situação se agravou, de acordo com o meteorologista Natálio Abrão Filho, do Centro Meteorológico da Uniderp/Anhanguera. "Em Campo Grande, a temperatura é de 40 graus, a umidade é de 13% e a sensação térmica de 45 graus", informou.

A tendência, conforme os especialistas, é de mudança apenas a partir do próximo domingo (19), na região sul do Estado. “Na Capital, tem mais nebulosidade e menos calor a partir do dia 20”, acrescentou Cátia.

Até lá, o calor tende a aumentar. Ontem, em quatro cidades sul-mato-grossenses, os termômetros já superaram a casa de 40 graus. Em Coxim, de acordo com dados do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), a máxima foi de 41 graus. Três Lagoas, o calor chegou a 40,7 graus; em Jardim, 40,3 e, em Miranda, 40,1 graus.

Hoje, segundo Natálio, em Coxim e Três Lagoas a temperatura é de 43 graus e a sensação térmica de 47. A situação é tão crítica que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta segunda-feira (13), alerta de altas temperaturas e baixa umidade de ar no Estado.

Capital é comparada ao sertão nordestino (Foto: Reprodução)Capital é comparada ao sertão nordestino (Foto: Reprodução)

Socorro – Em busca de alívio para o calorão, cada um apela como pode. O casal de namorados, Edson da Silva Souza, de 27 anos, e Daniele Ramos, 17, optou em buscar sombra e mais umidade. Encontraram um refresco no Parque das Nações Indígenas, na beira no lago, em baixo de uma árvore e com tereré nas mãos.

“Está tenso demais, é muito calor na primavera”, comentou Daniele. “Parece que cada ano que passa está mais quente”, completou Edson.

Nas redes sociais, os comentários também são muitos. A maioria compara o calorão ao inferno e pede socorro e os apelos acabaram virando piada. “O calor é tanto que se alguém me tratar com frieza eu agradeço”, diz um dos diversos memes, espalhados via WhatsApp.

Tem brincadeira para todos os gostos: Sensação térmica: abraçando o sol; Tá tão quente que daqui a pouco tem político prometendo chuva. Outro meme pergunta a São Pedro, deixou algo no forno? Ele responde, sim, Mato Grosso do Sul.

Termômetro marcava 36º C por volta das 16h de hoje na Avenida Afonso Pena (Foto: Marcos Ermínio)Termômetro marcava 36º C por volta das 16h de hoje na Avenida Afonso Pena (Foto: Marcos Ermínio)

STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions