A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

13/01/2014 14:52

Com Sisu, sul-mato-grossense obtém vaga até em universidade do RJ

Viviane Oliveira
João vai cursar Ciências Sociais e pretende seguir carreira acadêmica.  (Foto: Cleber Gellio)João vai cursar Ciências Sociais e pretende seguir carreira acadêmica. (Foto: Cleber Gellio)

Quero seguir carreira acadêmica. A frase é de João Crisostomo Mauad Cavallero, 17 anos, que passou na primeira chamada do processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no curso de Ciências Sociais na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

João conta que foi selecionado em primeiro lugar e já faz planos com a futura profissão. Depois da graduação, o acadêmico pensa em fazer mestrado e doutorado. “Estou muito contente, os meus pais sempre me incentivaram para buscar e seguir o meu próprio caminho”, diz, agradecendo também o Colégio Alexander Fleming, onde estudou. 

Depois da ansiedade das provas, o jovem agora se prepara para morar fora. “Sempre estudei para isso, estou feliz por ter passado pela primeira etapa”, conta. O estudante, que foi selecionado em primeiro lugar, sempre foi muito incentivado pelos pais para buscar e seguir o seu próprio caminho. Hoje os planos de João para o futuro é investir na carreira acadêmica e sonha em dar aulas.

O analista de marketing Jorge Almoas, 27 anos, também comemora a aprovação. Ele conta que depois de 10 anos longe da escola, passou em 14º lugar em Administração de Empresa na UFMS (Universidade Federal em Mato Grosso do Sul). “Sempre trabalhei com comunicação e gramática, meu desafio agora é cursar uma faculdade em uma área diferente da minha”, diz.

Muito feliz com o resultado da prova, Jorge admite que a prova do Enem do oi difícil, mas o segredo está na interpretação. “Para se sair bem na prova do Enem tem que ler com calma para poder interpretar bem. O aluno deve também se manter ligado nos assuntos do dia a dia”.

Em Mato Grosso do Sul, serão oferecidas 8,7 mil vagas em quatro instituições, como UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UEMS (Universidade Estadual).

Os convocados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula do dia 17 a 21 deste mês. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição selecionada vai perder a vagas. O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Enem (Sistema Nacional do Ensino Médio) 2013.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 e a matrícula deve ser feita entre os dias 31 deste mês e 4 de fevereiro. O candidato que não for selecionado em nenhuma das chamadas, ou foi selecionado para o curso marcado como segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, pode se inscrever na lista de espera, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro.

Ministério divulga listas dos 8,7 mil aprovados no Sisu em MS
Já está disponível no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) a lista dos selecionados no programa para ingresso nas universidades públicas. Em M...
Carro roubado no RJ é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...


Marco Aurélio de Oliveira Rocha: adorei os nomes citados!
p.s. Vc tem fb?? hahaha
 
JESSICA MACHADO em 14/01/2014 17:39:29
Parabéns João Filho! Continue lendo sempre... Che, Marx, Hemingway, Hesse, Smith, Updike, Bukowski, Kundera, Victor Hugo, Neruda, Amado e o autor que vc bem entender... rsrs... Para quem não conhece, o João Filho não é de um livro só... rsrs
 
Marco Aurélio de Oliveira Rocha em 14/01/2014 11:41:23
Sou colega de trabalho do seu pai desde 1982,como também da sua mãe Betinha.Parabéns pela grande performace acadêmica e sucesso na sua empreitada profissional.
 
Orlando Baez em 14/01/2014 10:09:47
Considerando o curso que escolheu e o livro da foto, ficou bem claro que trata-se de um jovem idealista, mas a maioria aqui nunca vai entender o que isso significa, então só lhes resta tentar desqualificar e criticar suas escolhas. Mas o jovem idealista não se deixará abater por mentes medíocres e críticas infundadas.Forças, João, siga em frente com seus ideais. Parabéns por ser diferente da maioria dos jovens da sua idade, que muitas vezes escolherem um curso para 'ganhar muito dinheiro'.
 
Marcia Beder em 14/01/2014 09:48:18
Ai que gente mais chata! Presta atenção pessoal, as vezes é melhor calar quando não se tem nada de bom a acrescentar! Porque não parabenizar o rapaz pela conquista? Imagino que não deve ter sido fácil, não pela prova em si, mas pelos demais ônus que esta conquista oferece. Parabéns João! Você deve estar muito feliz, assim como a sua família e amigos! Para os críticos de plantão, vocês devem ser a perfeição em pessoa, quanta hipocrisia! Elviria dos Santos Almeida, abaixa a bola você, vai arrumar o que fazer menina!
 
Mili Andrade em 14/01/2014 09:19:32
Parabéns João!! É por mentes e ideais como os seus, de permanecer estudando, que eu ainda consigo ver luz nas trevas (nessa rincolândia de animais bípedes empunhando como armas: suas caminhonetes bestiais).
Fernando Meirelles: só por ele ter estudado onde estudou e ter permanecido incólume aos apelos daquele recinto, ou de qualquer escola burguesa dessa cidade, ele já se destaca da manada.
Quanta ignorância dessa "pessoa" chamada Elviria dos Santos!
 
JESSICA MACHADO em 14/01/2014 09:16:57
Nossa quanto comentário sem noção. O que está em evidência é a entrada dele pelo SISU, e não o curso que escolheu ou o livro que está lendo ou a barba que está por fazer, pois em nenhum momento a reportagem frisa isso!! Antes de criticá-lo, relacionem a matéria a finalidade dela por favor. Parabéns João pelo mérito.
 
Deyse Santos em 14/01/2014 09:08:42
"Pior foi o curso que escolheu....": Demonstração clara de preconceito e ignorância. Quando é assim você é daquelas que "pagam pau" pra médico, engenheiro e advogado, como se fossem uma classe superior de gente ($$), estou certo? Desqualificar um curso por ser mais "fácil de entrar" ou toda uma universidade por não estar entre as "20 mais" é no mínimo infantil dona Elviria. Não sei qual foi sua fonte ( 99% de chance de ter sido o Google), mas listas de avaliação de faculdades e cursos são baseados em índices e parâmetros subjetivos não podendo ser considerado como um atestado final de má qualidade. Quanto ao menino ler Che e usar essa barbinha e o pessoal taxá-lo como Comunista é no mínimo um julgamento precipitado. Às vezes só é "nerd" ou faltou um amigo na hora de escolher a foto... rsrs
 
Glauber S Rodrigues Martelli em 14/01/2014 08:48:05
João, parabéns!!! Você é um jovem inteligente, eles estão incomodados que você esteja lendo Che Guevara porque eles só sabem ler alguma outra publicação que nada trás de cultura e conhecimento. Não ligue para esses que te chamam de 'comunistinha caviar', esse é um termo que a direita inventou para tentar desqualificar quem pensa no bem comum. Continue assim, sendo um ser pensante, você vai longe. Um abração. Boa sorte em sua vida.
 
Marta Santos em 14/01/2014 08:06:56
Parabéns João, mas já que você escolheu ciências sociais abra a mente e cuidado com esse livro que você resolveu estampar como fonte de qualquer inspiração, pois é só ver a escola que você estudava que suas idéias comunistas vão por água a baixo. Sucesso na carreira.
 
Fernando Meireles em 14/01/2014 07:58:50
Quanta inveja temos por aqui, prefiro parabenizar estes que escolhem estudar aos que seguem o curso natural que a sociedade tem tomado, o curso da marginalização. Pouco importa se escolheram Medicina, Direito ou Ciências Sociais, o que importa é que daqui quatro ou cinco anos, teremos seres pensantes que contribuem para a intelectualização da sociedade brasileira. Não conheço o João, mas parabéns pela busca do conhecimento. Mais estudo=Menos ignorantes!
 
Rafael Lopes Marques em 14/01/2014 07:49:02
Meus parabéns você merece tudo de melhor!
 
Flávia Echeverria em 13/01/2014 23:34:07
Boa, sambando na cara da alta burguesia.
Respondendo o Marcelo Gomes: Melhor ser uma esquerda caviar do que um direitista pão com ovo.
 
Gabriel Tarini em 13/01/2014 19:23:25
Hihi, o rapaz parece o Solano Lopez. Parabéns.
 
Allan Romero em 13/01/2014 19:00:44
olha o tipo...barba..livrinho do chê.....o famoso comunistinha caviar..tipico dos guerrilheiros de internete hahahaha..valhame deus
 
marcelo gomes em 13/01/2014 17:45:16
Grande João Filho, esse menino merece muito. Muito orgulho de você. Sucesso garoto.
 
Fernando Belan em 13/01/2014 17:05:31
Grandes coisas, entrar na UFRJ, que nem consta no ranking da América Latina entre as 20 melhores universidades.
A USP está em 1º lugar, só para referenciar.
Mas o pior é o curso que escolheu: Ciências Sociais.
Curso é de fácil entrada em qualquer Univ. Fed., basta não tomar ZERO em redação.
Abaixa a bola, e segue em frente!
 
Elviria dos Santos Almeida em 13/01/2014 16:17:06
Parabéns cara !
sucesso !!!
 
Simão de Magalhães Antonio em 13/01/2014 15:04:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions