ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Comissão do Senado aprova projeto de venda de inibidores de apetite

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil | 16/07/2014 22:01

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (16) projeto que suspende resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibindo o uso de inibidores de apetite e controlando o uso da sibutramina.

Em 2011, a Anvisa - agência estatal responsável entre outras coisas pelo registro de medicamentos no Brasil - proibiu a produção e a venda de remédios com as substâncias femproporex, mazindol e anfepramona, e impôs controle sobre o uso da sibutramina - todos medicamentos usados como emagrecedores. A decisão foi tomada porque a agência considera os riscos do uso destas substâncias superiores aos benefícios.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é radicalmente contra a proibição da venda destes medicamentos, alegando que é a saída para pacientes obesos que não podem fazer cirurgia bariátrica e não conseguem emagrecer apenas com exercícios físicos e dieta.

A proposta do Senado contou com parecer favorável da relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), e segue agora para votação pelo plenário da Casa. Diferentemente de outros projetos de lei, o projeto de decreto legislativo não precisa de sanção do presidente da República. Depois de aprovado pela Câmara e pelo Senado, é promulgado em sessão do Congresso.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), que também é médico, o Senado não tem o papel de definir os remédios que devem ou não ser comercializados no país. Ele defende a suspensão da votação do projeto e a reabertura da discussão sobre o assunto, em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e envolvimento de entidades médicas do país.

Nos siga no Google Notícias