ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Comunidades quilombolas recebem curso de manutenção de patrulhas

Luciana Brazil | 05/01/2013 14:42
Pucinelli posa para foto no dia da entrega das patrulhas. (Foto:Notícias MS/ Edemir Rodrigues)
Pucinelli posa para foto no dia da entrega das patrulhas. (Foto:Notícias MS/ Edemir Rodrigues)

Operadores das quatro comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul - Furnas do Dionísio, Colônia São Miguel, Santa Tereza e Furnas de Boa Sorte- recebem na próxima segunda-feira (7) o curso de capacitação e manutenção técnica de patrulhas mecanizadas oferecido pelo governo do Estado em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a empresa MS equipamentos. O curso acontece às 8 horas no Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer), na Capital.

O curso é direcionado a operadores das comunidades que foram beneficiadas com as novas patrulhas, entregues no dia 14 de dezembro pelo governador André Pucinelli (PMDB).

As 107 patrulhas beneficiam os assentamentos e comunidades negras de 49 municípios do Estado.

De acordo com o diretor-comercial da MS Equipamentos, Carlos França, o curso será para a instrução dos trabalhadores das comunidades, sendo abordada a manutenção preventiva e segurança durante a operação do equipamento.

Além das quatro comunidades quilombolas, o curso de capacitação já foi realizado no município de Sidrolândia e na próxima semana será realizado em Nioaque e Bandeirantes.

Para a presidente Associação da Comunidade Remanescente de Quilombos das Furnas do Dionísio (Asfurnas), Maria Aparecida Martins, a capacitação dos operadores da patrulha mecanizada dinamizará a produção de hortaliças gerando assim maior lucro para as 100 famílias produtoras integrantes da Associação.

“A Comunidade contará com quatro operadores que participarão do curso. Será um grande benefício para as mais de 100 famílias produtoras de hortaliças, além da produção de cana-de-açucar e de milho. Antes de recebermos este equipamento do Governo do Estado, contávamos com uma máquina antiga e gastávamos muito com a manutenção dela. Com a nova patrulha a produção dobrará, aumentando as vendas de hortaliças nas feiras de Campo Grande”, disse a presidente.

As patrulhas são formadas por trator, grade e uma carreta com capacidade de quatro toneladas.

A entrega das patrulhas faz parte do projeto Assentamento Produtivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). O objetivo é promover o aumento da produção e da produtividade nos projetos de assentamentos e comunidades negras rurais de Mato Grosso do Sul através da Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER e do fornecimento de patrulhas mecanizadas para o preparo do solo, plantio, tratos culturais das culturas agrícolas e transporte dos insumos e produtos agropecuários. (Com assessoria)

Nos siga no Google Notícias