ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Concessionária de água distribui relatório de qualidade aos consumidores

Vanda Escalante | 20/02/2015 18:23
Todos os consumidores receberão o relatório junto com a conta de água (Foto: Divulgação)
Todos os consumidores receberão o relatório junto com a conta de água (Foto: Divulgação)

Até o dia 15 de março, a concessionária Águas Guariroba está entregando, em todos os imóveis que utilizam o serviço em Campo Grande , o Relatório Anual de Qualidade da Água referente ao ano de 2014. São cerca de 290 mil exemplares do material informativo, que estão sendo entregues junto com a conta de água do mês.

A publicação traz um resumo dos resultados mensais e semestrais das análises realizadas pela Águas Guariroba para monitorar a qualidade da água tratada distribuída na Capital e também da água das represas do Guariroba e Lageado, que, com o complemento de 150 mananciais subterrâneos, abastecem a cidade.

“Este relatório é importante para que a população tenha ciência do controle feito pela empresa para oferecer uma água segura, que não ofereça riscos à saúde. A divulgação dá transparência a esse trabalho e atende ao Decreto Federal 5.440, que se refere ao direito do consumidor à informação”, explica Vera Sandim, gestora de laboratórios da concessionária.

A água é monitorada e analisada desde a captação até os pontos de distribuição (Foto: Divulgação)
A água é monitorada e analisada desde a captação até os pontos de distribuição (Foto: Divulgação)

A água distribuída em Campo Grande é monitorada em um laboratório que fica na estação de tratamento de água Guariroba. De acordo com a concessionária, diariamente são realizados exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. O controle é realizado desde a captação até a rede de distribuição nos bairros. Por dia, são analisadas, em média, 130 amostras de água. Mensalmente, são verificados 25 mil parâmetros de qualidade.

Pelo Relatório Anual de Qualidade da Água, é possível conferir o resumo do resultado das análises dos principais parâmetros estabelecidos para a água destinada ao consumo humano no Brasil, como cor, turbidez, PH, índice de cloro, entre outros dados.

“A água distribuída em Campo Grande tem uma qualidade muito boa. O relatório demonstra que a concessionária cumpre a legislação e realiza o devido monitoramento tanto da água tratada como da água in natura das represas”, garante Vera Sandim.

As informações que constam no relatório também estão disponíveis no site e em todas as lojas de atendimento da Águas Guariroba.

Nos siga no Google Notícias