A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/02/2015 18:23

Concessionária de água distribui relatório de qualidade aos consumidores

Vanda Escalante
Todos os consumidores receberão o relatório junto com a conta de água (Foto: Divulgação)Todos os consumidores receberão o relatório junto com a conta de água (Foto: Divulgação)

Até o dia 15 de março, a concessionária Águas Guariroba está entregando, em todos os imóveis que utilizam o serviço em Campo Grande , o Relatório Anual de Qualidade da Água referente ao ano de 2014. São cerca de 290 mil exemplares do material informativo, que estão sendo entregues junto com a conta de água do mês.

A publicação traz um resumo dos resultados mensais e semestrais das análises realizadas pela Águas Guariroba para monitorar a qualidade da água tratada distribuída na Capital e também da água das represas do Guariroba e Lageado, que, com o complemento de 150 mananciais subterrâneos, abastecem a cidade.

“Este relatório é importante para que a população tenha ciência do controle feito pela empresa para oferecer uma água segura, que não ofereça riscos à saúde. A divulgação dá transparência a esse trabalho e atende ao Decreto Federal 5.440, que se refere ao direito do consumidor à informação”, explica Vera Sandim, gestora de laboratórios da concessionária.

A água é monitorada e analisada desde a captação até os pontos de distribuição (Foto: Divulgação)A água é monitorada e analisada desde a captação até os pontos de distribuição (Foto: Divulgação)

A água distribuída em Campo Grande é monitorada em um laboratório que fica na estação de tratamento de água Guariroba. De acordo com a concessionária, diariamente são realizados exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. O controle é realizado desde a captação até a rede de distribuição nos bairros. Por dia, são analisadas, em média, 130 amostras de água. Mensalmente, são verificados 25 mil parâmetros de qualidade.

Pelo Relatório Anual de Qualidade da Água, é possível conferir o resumo do resultado das análises dos principais parâmetros estabelecidos para a água destinada ao consumo humano no Brasil, como cor, turbidez, PH, índice de cloro, entre outros dados.

“A água distribuída em Campo Grande tem uma qualidade muito boa. O relatório demonstra que a concessionária cumpre a legislação e realiza o devido monitoramento tanto da água tratada como da água in natura das represas”, garante Vera Sandim.

As informações que constam no relatório também estão disponíveis no site e em todas as lojas de atendimento da Águas Guariroba.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions