A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

18/10/2011 16:49

Consumidora assusta com “mordida” de imposto na conta de energia

Paula Vitorino

“Desse jeito eu só vou trabalhar para pagar imposto”, alerta a comerciante Elizabeth Santana, de 42 anos. A leitora do Campo Grande News conta que parou para calcular a “mordida” do imposto em sua conta de energia elétrica e ficou revoltada.

“É um absurdo isso. Eu vou pagar R$ 260 da minha conta de energia só em imposto”, diz.

O total da fatura da consumidora é de R$ 732,45, sendo que deste valor, R$ 471,95 corresponde ao pagamento do que foi consumido de energia elétrica e o restante, R$ 260, 50, é o montante que deve ser pago só em impostos.

Entre os tributos pagos na conta, estão: Pis (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e taxa para custeio de serviço de iluminação pública.

De acordo com a Enersul, o valor dos impostos é calculado em cima de cada 0,43% de kWh consumido. No montante de 1096 kWh consumido pela comerciante, ela vai pagar cerca de 35% de impostos na conta de energia.

Na tentativa de diminuir o rombo no bolso, a comerciante afirma que vai procurar seus direitos. “Já chamei um eletricista e ele disse que está tudo certo na fiação, agora vou procurar meus direitos, isso não é certo”, garante.

No entanto, a Enersul explica que os impostos cobrados na conta de energia estão previstos na legislação e fazem parte dos encargos municipais, estaduais e federais. Ainda segundo a Enersul, a empresa energética fica com o percentual de 32% do valor total da conta, sendo o restante repassado.

Último sorteio da Mega-Sena na semana pode pagar até R$ 23 milhões
Neste sábado (18) o último dos três sorteios da semana da “Mega-Sena dos Pais) pode pagar para um ou mais acertadores até R$ 23 milhões. Durante os o...
Gabaritos do Enceja já estão disponíveis no site do Inep
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de hoje (17) gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens...
Capes torna mais rígida avaliação de cursos de pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou mais rígida a avaliação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo c...


Por isso que, sou denfessor da natureza: tem que ter gato, gatuno,cabrito etc. agora até qndo que o povo irá suportar isso? não sei o que esta faltande é povo fechar o pulso e ir pra ruas.
 
Felipe Salinas em 20/10/2011 05:12:45
não adianta brigar,nossa unica saida é saber votar!
 
evanderlino oliveira da fonseca em 19/10/2011 12:30:42
Imposto na Conta de Luz;
Imposto na Conta de Água;
Imposto nos produtos que se compram para o comércio;
Imposto para registrar funcionários;
Imposto para manter a empresa;
Paga-se Contador;
Imposto nas vendas.
 
Geraldo Silva em 19/10/2011 11:56:42
E verdade... a culpa de pagarmos uma avalanche de impostos é fruto de nosso
comodismo,basta ver que aqueles que elegemos para nos representar, estão
legislando em seus próprios imteresses!
Infelizmente o povo não sabe votar,não sabe em quem votou, desta forma, não
passam de meros instrumentos nas mãos das raposas da política brasileira....
 
Norberto da Conceição em 18/10/2011 11:29:25
Só pergunta pra ela em quem ela votou nas últimas eleições....
 
Joao Silva em 18/10/2011 07:52:42
continuando...
Falta mesmo é consciência na hora de votar e fazer com que o voto não seja obrigatório. Somos o país que mais paga impostos no mundo, acordemos brasileiros!!!
Pagar 35% só de impostos sobre o total de uma conta de energia é o fim!! E quanto a ENERSUL e demais concessionárias pagam à natureza por usufruir dos recursos naturais???
 
Wellington Sampaio em 18/10/2011 06:16:57
Nosso país está se tornando cada vez mais caro e corrupto, graças à governantes que são colocados no poder por gente medíocre que recebe favores ou dinheiro para votar neles. Não adianta só reclamar, o brasileiro só sabe reclamar sentado, nunca vi uma paralisação ou coisa parecida por conta de tantos encargos que temos de pagar.
Desde a hora que recebemos o hollerith o desconto já vem escancarado!
 
Wellington Sampaio em 18/10/2011 06:14:23
Eu também concordo dona Elizabeth, e enquanto nós consumidores ficarmos calados não vai mudar nada, vamos continuar sutentando esses sanguessugas, e ainda riem na nossa cara.
 
Sergio L Covre em 18/10/2011 05:44:44
Claro que nos R$ 471,95, um percentual está sendo roubado pela enersul, porque eles não tem credibilidade nenhuma, seus diretores tem salários exorbitantes e aproveitam que não concorrência na cidade para disponibilizar esse serviço. Por isso nosso país não vai pra frente nunca e o que se vê é só corrupção, roubalheira...
 
Thales Ribeiro em 18/10/2011 05:25:04
A senhora Elizabeth Santana está sendo assaltada.
A Enersul justifica.
E olhem o número de comentários apoiando a Elizabeth.
Por isso o país está como está.
 
Julio Passianotto em 18/10/2011 05:23:20
Sou prestador de serviços e todos os impostos são descontados, de meus honorários, na fonte. O que quer dizer que eu pago por que presto o serviço, por que a Enersul não paga e tem que repassar para o consumidor.? Essas leis só para beneficiar os grandões.
 
Milton Silva em 18/10/2011 05:05:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions