A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

18/10/2011 16:49

Consumidora assusta com “mordida” de imposto na conta de energia

Paula Vitorino

“Desse jeito eu só vou trabalhar para pagar imposto”, alerta a comerciante Elizabeth Santana, de 42 anos. A leitora do Campo Grande News conta que parou para calcular a “mordida” do imposto em sua conta de energia elétrica e ficou revoltada.

“É um absurdo isso. Eu vou pagar R$ 260 da minha conta de energia só em imposto”, diz.

O total da fatura da consumidora é de R$ 732,45, sendo que deste valor, R$ 471,95 corresponde ao pagamento do que foi consumido de energia elétrica e o restante, R$ 260, 50, é o montante que deve ser pago só em impostos.

Entre os tributos pagos na conta, estão: Pis (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e taxa para custeio de serviço de iluminação pública.

De acordo com a Enersul, o valor dos impostos é calculado em cima de cada 0,43% de kWh consumido. No montante de 1096 kWh consumido pela comerciante, ela vai pagar cerca de 35% de impostos na conta de energia.

Na tentativa de diminuir o rombo no bolso, a comerciante afirma que vai procurar seus direitos. “Já chamei um eletricista e ele disse que está tudo certo na fiação, agora vou procurar meus direitos, isso não é certo”, garante.

No entanto, a Enersul explica que os impostos cobrados na conta de energia estão previstos na legislação e fazem parte dos encargos municipais, estaduais e federais. Ainda segundo a Enersul, a empresa energética fica com o percentual de 32% do valor total da conta, sendo o restante repassado.



Por isso que, sou denfessor da natureza: tem que ter gato, gatuno,cabrito etc. agora até qndo que o povo irá suportar isso? não sei o que esta faltande é povo fechar o pulso e ir pra ruas.
 
Felipe Salinas em 20/10/2011 05:12:45
não adianta brigar,nossa unica saida é saber votar!
 
evanderlino oliveira da fonseca em 19/10/2011 12:30:42
Imposto na Conta de Luz;
Imposto na Conta de Água;
Imposto nos produtos que se compram para o comércio;
Imposto para registrar funcionários;
Imposto para manter a empresa;
Paga-se Contador;
Imposto nas vendas.
 
Geraldo Silva em 19/10/2011 11:56:42
E verdade... a culpa de pagarmos uma avalanche de impostos é fruto de nosso
comodismo,basta ver que aqueles que elegemos para nos representar, estão
legislando em seus próprios imteresses!
Infelizmente o povo não sabe votar,não sabe em quem votou, desta forma, não
passam de meros instrumentos nas mãos das raposas da política brasileira....
 
Norberto da Conceição em 18/10/2011 11:29:25
Só pergunta pra ela em quem ela votou nas últimas eleições....
 
Joao Silva em 18/10/2011 07:52:42
continuando...
Falta mesmo é consciência na hora de votar e fazer com que o voto não seja obrigatório. Somos o país que mais paga impostos no mundo, acordemos brasileiros!!!
Pagar 35% só de impostos sobre o total de uma conta de energia é o fim!! E quanto a ENERSUL e demais concessionárias pagam à natureza por usufruir dos recursos naturais???
 
Wellington Sampaio em 18/10/2011 06:16:57
Nosso país está se tornando cada vez mais caro e corrupto, graças à governantes que são colocados no poder por gente medíocre que recebe favores ou dinheiro para votar neles. Não adianta só reclamar, o brasileiro só sabe reclamar sentado, nunca vi uma paralisação ou coisa parecida por conta de tantos encargos que temos de pagar.
Desde a hora que recebemos o hollerith o desconto já vem escancarado!
 
Wellington Sampaio em 18/10/2011 06:14:23
Eu também concordo dona Elizabeth, e enquanto nós consumidores ficarmos calados não vai mudar nada, vamos continuar sutentando esses sanguessugas, e ainda riem na nossa cara.
 
Sergio L Covre em 18/10/2011 05:44:44
Claro que nos R$ 471,95, um percentual está sendo roubado pela enersul, porque eles não tem credibilidade nenhuma, seus diretores tem salários exorbitantes e aproveitam que não concorrência na cidade para disponibilizar esse serviço. Por isso nosso país não vai pra frente nunca e o que se vê é só corrupção, roubalheira...
 
Thales Ribeiro em 18/10/2011 05:25:04
A senhora Elizabeth Santana está sendo assaltada.
A Enersul justifica.
E olhem o número de comentários apoiando a Elizabeth.
Por isso o país está como está.
 
Julio Passianotto em 18/10/2011 05:23:20
Sou prestador de serviços e todos os impostos são descontados, de meus honorários, na fonte. O que quer dizer que eu pago por que presto o serviço, por que a Enersul não paga e tem que repassar para o consumidor.? Essas leis só para beneficiar os grandões.
 
Milton Silva em 18/10/2011 05:05:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions