A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

05/07/2017 17:33

Contribuintes reclamam de problemas para emitir guias no site da Sefaz

Acesso à area segura do portal requer que usuários atualizem aplicativos nas máquinas.

Anahi Gurgel
Site da Sefaz apresentou problemas para alguns contribuintes durante emissão de guias. Tutorial para adequação está disponível no portal do órgão.Site da Sefaz apresentou problemas para alguns contribuintes durante emissão de guias. Tutorial para adequação está disponível no portal do órgão.

Uma atualização de certificação de segurança no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), realizada em junho, está fazendo com que contribuintes de Mato Grosso do Sul tenham dificuldades para solicitar emissão de guias online. 

A configuração no servidor vem bloqueando alguns procedimentos oferecidos pela internet, como emissão de DAEMS (Documento de Arrecadação do Estado de MS), que inclui guias para contribuição de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), indenizações e leilões de bens móveis e imóveis.

De acordo com técnico da SGI (Superintendência de Gestão da Informação), para dar seguimento aos procedimentos, é necessário atualizar, em suas máquinas, os navegadores que fazem acesso aos serviços.

“Com a troca do certificado, pode ocorrer desses navegadores não reconhecerem os novos certificados. Funcionários também podem ter problemas para enviar arquivos, por exemplo. É bem simples de solucionar", explica o funcionário, sem se identificar.

No próprio portal da Sefaz há um tutorial para adequação dos aplicativos no Mozilla Firefox, Microsoft Internet Explorer e Google Chrome. O link direciona para a Certificação Digital ICMS Transparente, que funciona como um aglomerado de módulos, concentrando todos os serviços.

Clique aqui e acesse o passo a passo para fazer a adequação.

Se contribuintes ou servidores encontrarem dificuldades, podem solicitar suporte da SGI por meio do telefone (67) 3318-3600.

O novo certificado está em conformidade com a cadeia versão 5 da Autoridade Certificadora Raiz Brasileira da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), que entrou em vigor em 2 de março de 2016. Essa atualização acontece também em sites do Governo Federal, como o da Receita.

Internet volta a funcionar e prefeitura retoma serviços prejudicados
Após o rompimento de três cabos de fibra óptica que deixou vários prédios da Prefeitura de Campo Grande sem internet, a conexão dos órgãos municipais...
MEC quer programa para ocupar vagas ociosas em universidades públicas
O Ministério da Educação (MEC) estuda criar ainda este ano uma nova modalidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chamada Sisu Transferência, vo...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio para sábado vale R$ 22 milhões
O segundo sorteio da Mega-Sena, desta semana que terão três, mais uma vez, voltou acumular, devido a falta de acertadores no prêmio principal. O sort...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions