A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/07/2010 16:40

Culinária que troca sal por ervas é dica para hipertenso

Redação

Comida sem sal é sinônimo de pratos sem graça e sem sabor? Não para quem domina a arte das ervas e especiarias.

Em meio a uma profusão de cores e aromas, no espaço Jardinagem Gastronômica, na Feira do Empreendedor, a cozinheira e nutricionista Rosa Maria Justi mostra que salsinha, cebola, manjericão e alecrim podem substituir o sal e devolver o sabor da comida a quem tem restrições ao tempero, como os que sofrem de hipertensão.

"O hipertenso já se acostumou a comer sal e acha que a comida fica insossa, sem graça, sem atração nenhuma. As ervas e especiarias trazem de volta o sabor", explica Rosa.

Durante a aula, o cardápio foi de dar água na boca: arroz cítrico, peixe  e caldo de mandioquinha. O arroz foi feito com suco e raspas de limão. Mas, para o dia a dia, o tradicional prato pode ser feito com cebola e alho. Depois de pronto, um pouco de salsinha garante o sabor.

A cozinheira e professora do Senac lembra que muitas ervas e temperos acabam tendo o uso restrito a uma única finalidade. "Para muita gente, poejo só serve para fazer chá para neném. Mas pode ser usado em tudo".

Já alguns são ainda desconhecidos para a maioria, como a cebolinha japonesa (nirá) que tem gosto semelhante ao do alho. "As dicas servem tanto para melhorar em casa, produzindo algo com mais saúde, ou para melhorar o preparo da comida em um restaurante", enfatiza.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions