ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Curso técnico em Saúde Bucal será oferecido em seis municípios de MS

João Humberto | 18/12/2010 21:36

Amambai, Bonito, Dourados, Fátima do Sul, Mundo Novo e Rio Verde de Mato Grosso vão receber o curso técnico em Saúde Bucal - Eixo tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança. O curso é oferecido pela Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) “Professora Ena de Araújo Galvão”, de Campo Grande.

O curso de nível médio já foi realizado em Campo Grande, Bonito, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Jardim, Três Lagoas, Aquidauana, Cassilândia, Coxim e Paranaíba. Amambai e Dourados recebem pela segunda vez o programa de estudos, voltado aos profissionais que trabalham na rede de saúde pública e em consultórios odontológicos. O curso é ministrado por professores credenciados e capacitados pela Escola Técnica do SUS.

Serão oferecidas 35 vagas para cada cidade, que também pode atender municípios da região. O curso é realizado no período noturno. A carga horária é de 1.200 horas, com duração de aproximadamente dois anos.

O curso é feito em três módulos que incluem disciplinas como educação para o cuidado da saúde, nutrição, psicologia, metodologia de ensino científico, anatomia dental, acolhimento ao paciente, ergonomia, biossegurança, periodontia e administração. O profissional é capacitado para atuar nas unidades básicas de saúde e auxiliar o dentista dentro do consultório odontológico na escovação supervisionada, lavagem instrumental e esterilização dos equipamentos.

O técnico também é apto a fazer raspagem supra gengival. De acordo com Maria Regina Rizzatti Ferreira, da escola técnica do SUS, as atividades desenvolvidas pelos técnicos “adiantam bastante o trabalho do dentista”, além de proporcionar um “atendimento mais humanizado ao paciente”. O curso deve começar entre fevereiro e março de 2011. (Com informações da assessoria do governo de MS).

Nos siga no Google Notícias