ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Debate trata de hidrelétricas na região do Pantanal

Redação | 13/07/2010 14:46

Com mais de cem projetos previstos para geração de energia explorando a Bacia do Alto Paraguai, o MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul decidiu realizar na próxima terça, às, audiência pública para debater a influência de empreendimentos hidrelétricos no equilíbrio ecológico do Pantanal.

Segundo o MP, são empreendimentos que vão de grandes usinas até pequenas centrais "os estudos não levam em consideração o impacto acumulado sobre o ecossistema pantaneiro, o que fez o órgão reunir a sociedade para debater que tipo de medida deve ser tomada para garantir a preservação, até com ações judiciais, caso seja necessário.

As discussões abertas à comunidade vão ocorrer no auditório da Procuradoria da República, na avenida Afonso Pena, 4444, em Campo Grande.

Já existe inquérito civil público que tramita na Procuradoria da

República de Corumbá sobre o assunto.

"Os estudos de impacto ambiental que têm sido realizados só

medem os efeitos individuais de cada empreendimento, não levando em consideração a influência de todos eles sobre o frágil ecossistema da região", justifica o MPF.

O órgão cobra a realização dos estudos denominados AAI (Avaliação Ambiental Integrada) e AAE (Avaliação Ambiental Estratégica) como requisito fundamental

para avaliação sobre a possibilidade de ampliar o número de empreendimentos no Pantanal.

Nos siga no Google Notícias