A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

11/01/2013 15:37

Decisões caem e inscrição ao Sisu vão terminar às 23h59

Yara Aquino, da Agência Brasil

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terminam às 23h59 de hoje (11). Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet e, até o encerramento, pode mudar as opções de instituição e curso. A primeira chamada de selecionados está prevista para a próxima segunda-feira (14).

Até as 20h de ontem (10), cerca de 1,6 milhão de candidatos fizeram a inscrição no Sisu, de acordo com balanço do MEC (Ministério da Educação). Nesse período, o sistema eletrônico registrou 3,2 milhões de inscrições, já que cada candidato pode fazer duas opções de curso.

A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Podem concorrer às vagas estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 e não tenham tirado nota zero na redação. A nota do Enem é usada como critério de seleção pelas instituições.

Os convocados na primeira chamada (dia 14 de janeiro), devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro.

As inscrições são feitas no endereço eletrônico do Sisu. Na mesma página, há informações detalhadas sobre o processo de inscrição, notas de corte, vagas oferecidas e sobre como recuperar o número de inscrição e senha no Enem 2012.

Redação – Estudantes acionaram a Justiça para ter acesso à correção da redação do Enem. Houve liminares favoráveis e depois o MEC conseguiu cassar as decisões judiciais.

Nas primeiras decisões, a Justiça determinava também a suspensão das inscrições no Sisu. No entanto o TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) suspendeu parte da liminar e determinou o prosseguimento das inscrições no Sisu e a divulgação dos resultados na próxima segunda-feira (14).

Entretanto, em outra ação impetrada pelo estudante Lucas Almeida Figueiredo, a Justiça Federal em Bagé manteve a divulgação dos resultados do Sisu suspensa. O MEC informou que já recorreu da segunda decisão.

 

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions