ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em todo Mato Grosso do Sul

Viviane Oliveira | 12/09/2012 14:36
Família, no bairro Campo Verde, em Campo Grande, segue a risca a recomendação para tomar bastante líquido. (Foto: Pedro Peralta)
Família, no bairro Campo Verde, em Campo Grande, segue a risca a recomendação para tomar bastante líquido. (Foto: Pedro Peralta)

A Umidade relativa do ar continua baixa em Mato Grosso do Sul, com previsão de redução do índice para 20% na região Norte e abaixo de 30% na região central do Estado. O alerta é da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).

Entre hoje (12), amanhã (13) e sexta-feira (14), as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência desses índices de atenção no Norte e a previsão é de que fique em torno de 30% na região do Estado. O índice recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

A estiagem, que já beira os 50 dias, facilita a propagação do fogo e contribui para os problemas respiratórios, que atinge principalmente as crianças.

Atenção - Por conta do tempo seco a Defesa Civil pede para a população não se expor ao sol entre as 10h e 17 horas. O período mais crítico vai até as 16h onde a umidade do ar fica ainda mais baixa. Outra orientação é para que as pessoas tomem bastante líquido para evitar a desidratação.

Além dos reflexos diretos na saúde, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. A Defesa Civil pede para a população não fazer fogueiras, principalmente nas proximidades de matas e florestas.

Aos motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndio, a orientação é para que tenham atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e que evitem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Nos siga no Google Notícias