A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

03/08/2012 13:35

Defesa Civil emite alerta para baixo índice de umidade do ar no fim de semana

Viviane Oliveira
Em Campo Grande, a máxima hoje pode chegar aos 32°C. A umidade relativa do ar permanece preocupante, abaixo dos 60% em todo MS. (Foto: Minamar Júnior)Em Campo Grande, a máxima hoje pode chegar aos 32°C. A umidade relativa do ar permanece preocupante, abaixo dos 60% em todo MS. (Foto: Minamar Júnior)

A umidade relativa do ar continua em baixa em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) as condições observadas nesta sexta-feira (3) estão abaixo do ideal e se mantêm no fim de semana.

A Defesa Civil não aconselha a população a fazer atividade ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17 horas – sendo que o período que vai até as 16 horas é o mais crítico, porque a umidade do ar fica ainda mais baixa.

A umidade relativa do ar permanece abaixo dos 60%, índice que não se restringe apenas à Capital. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os valores seguem marcando o ritmo da falta da chuva. O ideal para a saúde humana é umidade do ar acima de 60%.

Outra orientação é para que as pessoas tomem bastante líquido para evitar desidratação. Além dos reflexos diretos na saúde, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais.

Por conta disso, a Defesa Civil alerta a população a não fazer fogueiras, principalmente nas proximidades de matas e florestas. Aos motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios, a orientação é de atenção redobrada devido a visibilidade reduzida pela fumaça, e que evitem jogar pontas de cigarros para fora do veículo.

O alerta se baseia em dados do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions