ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Defesa Civil emite alerta para baixo índice de umidade do ar no fim de semana

Viviane Oliveira | 03/08/2012 13:35
Em Campo Grande, a máxima hoje pode chegar aos 32°C. A umidade relativa do ar permanece preocupante, abaixo dos 60% em todo MS. (Foto: Minamar Júnior)
Em Campo Grande, a máxima hoje pode chegar aos 32°C. A umidade relativa do ar permanece preocupante, abaixo dos 60% em todo MS. (Foto: Minamar Júnior)

A umidade relativa do ar continua em baixa em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) as condições observadas nesta sexta-feira (3) estão abaixo do ideal e se mantêm no fim de semana.

A Defesa Civil não aconselha a população a fazer atividade ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17 horas – sendo que o período que vai até as 16 horas é o mais crítico, porque a umidade do ar fica ainda mais baixa.

A umidade relativa do ar permanece abaixo dos 60%, índice que não se restringe apenas à Capital. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os valores seguem marcando o ritmo da falta da chuva. O ideal para a saúde humana é umidade do ar acima de 60%.

Outra orientação é para que as pessoas tomem bastante líquido para evitar desidratação. Além dos reflexos diretos na saúde, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais.

Por conta disso, a Defesa Civil alerta a população a não fazer fogueiras, principalmente nas proximidades de matas e florestas. Aos motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios, a orientação é de atenção redobrada devido a visibilidade reduzida pela fumaça, e que evitem jogar pontas de cigarros para fora do veículo.

O alerta se baseia em dados do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres).

Nos siga no Google Notícias