ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Dekasseguis poderão usar tempo no Japão para aposentar

Redação | 22/07/2010 16:11

O Brasil vai firmar acordo previdenciário com o Japão, no próximo dia 29, para permitir que trabalhadores brasileiros que estão naquele país, os chamados dekasseguis, possam somar seu tempo de trabalho no Brasil para efeito de aposentadoria. A regra valerá para que eles venham a obter os benefícios por idade, invalidez e pensão por morte. Calcula-se que, atualmente, 300 mil brasileiros trabalhem no Japão.

Pelo acordo, cada país vai pagar a parte proporcional ao tempo de contribuição do trabalhador dentro do seu sistema previdenciário, como já é feito por meio de acordos firmados com outros oito países.

O acordo será assinado em Tóquio. O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, estará no Japão para a assinatura e também por causa da comemoração dos 20 anos da migração de brasileiros para o país. Segundo ele, também há entendimentos com os Estados Unidos para que os trabalhadores brasileiros que estão naquele país possam se beneficiar da mesma medida.

De acordo com o ministro, outros entendimentos já foram feitos com diversos países da Europa. O Brasil já firmou 22 acordos com países das Américas e falta a ratificação de sete deles. Gabas disse que também estão com negociação prevista acordos previdenciários com Israel, Síria, Líbano, Angola, Moçambique e África do Sul.

Nos siga no Google Notícias