A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

16/08/2010 16:55

Demarcação de terras é tema mais urgente para indígenas

Redação

As lideranças reunidas em Campo Grande para o 7° Acampamento Terra Livre discutem diversos assuntos sobre a realidade das aldeias, destacando a urgência sobre a demarcação de terras indígenas. Segundo os dirigentes do evento, enquanto a terra que legalmente pertence aos índios não for restabelecida, outros problemas continuarão surgindo.

"Fico indignado em ver adesivos nos carros de Campo Grande pregando 'Desenvolvimento sim, demarcação não'. Os indígenas não são contra o desenvolvimento, mas sim, contra o desenvolvimento que passa por cima do nosso sangue, dos nossos filhos", declara Romancil Kretã, representante da Arpinsul (Articulação dos Povos Indígenas do Sul).

O líder indígena acrescenta que os povos indígenas estão na luta por direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988, mas que não são respeitados em sua totalidade. "No Brasil, até quem vem de fora é naturalizado e tem direito. Mas o indígena, que nasceu aqui, que estava aqui antes do Brasil ser Brasil não tem acesso a nada, precisando mendigar sua sobrevivência", disse Romancil.

"Lanterninha"

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions