ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Dia da Padroeira é celebrado amanhã com missas e procissões

Paula Vitorino | 11/10/2011 15:27

Paróquias da Capital e região organizam diversas atividades para homenagear Nossa Senhora Aparecida

Procissão do ano passado reuniu centenas de devotos na Capital. (Foto: João Garrigó)
Procissão do ano passado reuniu centenas de devotos na Capital. (Foto: João Garrigó)

As igrejas Católicas de Campo Grande e região preparam diversas atividades para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (12). As duas paróquias e a comunidade da Capital que levam o nome da padroeira farão carreatas e procissões.

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Planalto - Avenida Tamandaré, 612 - sai em procissão às 6h30 pelas ruas do bairro e logo após celebra missa.

À tarde, os devotos se encontram na Praça do Papa, às 16h, para sair em carreata pelas ruas da cidade e voltar até a Paróquia, onde será celebrada missa, às 19h30, presidida pelo bispo-auxiliar de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro.

Ao longo do dia ainda haverá missa às 9h30 e 14h. Também haverá terço, a cada uma hora, no período das 15h às 19h.

Já a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora das Moreninhas inicia a procissão às 7h30, saindo da Comunidade Nossa Senhora das Graças – Moreninhas 2 - até a matriz no bairro Cidade Morena. O percurso de cerca de 1,5 km deve ser feito em torno de 1 hora.

Logo após, os fiéis participam da celebração da missa, com coroação e consagração de Nossa Senhora. Os festejos terminam após a missa, com carreata percorrendo todas as comunidades da Moreninhas.

De acordo com pároco, Odair de Souza Costa, é esperado em torno de 2.500 mil fiéis para os festejos de amanhã.

Nas duas comunidades as celebrações já começaram no início deste mês com novenário e missas. Hoje, às 19h30, as duas paróquias encerram a novena com missa e coroação de Nossa Senhora.

A programação na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Marabá, começa amanhã, às 6h, com Alvorada Festiva, seguida de café da manhã, terço e missa. Às 9h haverá carreata festiva pelas ruas do bairro.

As festividades vão atá à noite, com procissão luminosa às 17h30, missa campal às 18h30 e quermesse festiva logo após. A celebração será presidida pelo bispo emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello.

Procissões e Cavalgadas - A programação em homenagem a Nossa Senhora também acontece em outras comunidades amanhã. De acordo com a Prefeitura Municipal, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora saíra em procissão às 18h pela avenida Manoel Ferreira, rua Taquari, rua dos Caiuás, avenida Capibaribe e rua Paracatu. Logo após haverá missa.

A Igreja Nossa Senhora dos Caminhantes também realiza procissão, com saída às 8h pelas ruas Mineira Anache, dos Meninos, Abrão Anache, Jerônimo Albuquerque, Zulmira Borba, Gualter Barbosa e João Marcondes.

No mesmo horário, devotos participam de Cavalgada na Chácara Santa Laura, com saída às 8h da Rua Thor e seguindo pela rua Cachoeira do Campo, rua Pará, rua Xavantes, rua Clineu da Costa de Moraes. O retorno será pelas ruas Manoel Joaquim de Moraes, Panambi Verá, Souto Maior, Pará, Cachoeira do Campo e Thor.

Todas as ruas por onde os fiéis irão passar serão interditadas pela Agetran e liberadas logo em seguida a passagem dos devotos.

Bandeirantes - A celebração no Santuário Diocesano Mariano, em Bandeirantes, termina amanhã com Missa Solene, às 8h. Logo após, às 11h, será realizado churrasco festivo no salão paroquial. Os convites podem ser adquiridos no local.

O Santuário iniciou as festividades com novenário, no dia 1° de outubro. Na noite de ontem os devotos participaram da tradicional Caminhada Diocesana da Fé, que saiu de Campo Grande, e completou a 34ª edição. Os fiéis ainda participaram de vigília e missas.

Nos siga no Google Notícias