A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

07/04/2014 18:20

Dias quentes de outono são comuns, mas MS não esperava calor de até 42º

Mariana Lopes
Dias de calor são comuns no outono (Foto: Cleber Gellio)Dias de calor são comuns no outono (Foto: Cleber Gellio)

Os primeiros 15 dias do outono deste ano foram de temperaturas altas e sensações térmicas ainda mais quentes em praticamente todo o Mato Grosso do Sul.

Neste final de semana, a média registrada nos termômetros das cidades do Estado foi de 34ºC e 35ºC. Enquanto a sensação térmica chegou a 42ºC, em Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande. Mas a média ficou na casa dos 39ºC.

Mas o clima quente, segundo o meteorologista Natálio Abraão, é previsível para a época do ano. “O outono é marcado pela transição, e carrega nos primeiros dias ainda os sintomas do verão”, explica.

Porém, nem só de calor será o outono em Mato Grosso do Sul. Nos próximos dois meses da estação ainda haverá períodos de estiagem e dias de frio, conforme informações do meteorologista.

Os campo-grandenses esperavam que abril chegasse com as temperaturas mais amenas. Na Capital, as pessoas ainda vão às ruas em clima de verão. Bonés, sombrinhas, protetor solar e muita água ainda são itens obrigatórios para tentar amenizar o calor intenso que tem feito nos últimos dias.

Acostumada a trabalhar exposta ao sol, mesmo assim a serviços gerais Maria Aparecida Flores, 44 anos, não vê a hora de o calor dar trégua. “Achei que neste mês já ao estar mais fresquinho, mas está o contrário, bem quente, por sinal”, observa a trabalhadora.

Para a dona de casa Marcedes Margalhães de Freitas, 20 anos, o verão parece que ainda não se despediu. “No ano passado acho que estava menos calor nesta época, tenho a impressão de que o clima está mais seco, mais abafado”, comenta a jovem.

Mercedes aponta a preocupação com a filha, de 5 meses. “O tempo está estranho, então dou banho nela toda hora, para refrescar, porque ela fica suada fácil. E também está ficando muito gripada, acho que é por causa do clima”, reclama a dona de casa.

Neste ano, o frio do outono não deve vir tímido, mas ainda não há previsão de quando irá chegar. A meteorologia prevê baixas temperaturas, menores do que 5°C em alguns locais do Estado. Porém, os dias de frio vão durar menos do que nos anos anteriores.

A estação que antecede o inverno termina no dia 21 de junho e, de acordo com o prognóstico do período, deve ter apenas uma característica fora da normalidade – as chuvas no mês de maio.

No chafariz da praça Ary Coelho, crianças brincam com a água para refrescar (Foto: Cleber Gellio)No chafariz da praça Ary Coelho, crianças brincam com a água para refrescar (Foto: Cleber Gellio)
Para muitos campo-grandenses, sombrinha é acessório indispensável para se proteger do sol forte (Foto: Cleber Gellio)Para muitos campo-grandenses, sombrinha é acessório indispensável para se proteger do sol forte (Foto: Cleber Gellio)
Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


Por que que tudo no mundo evolui, menos a meteorologia? Eles continuam errando e chutando o tempo todo, e hoje eles tem a tecnologia ao seu favor, mas mesmo assim erram tanto quanto antes.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 08/04/2014 08:23:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions