ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Dias quentes de outono são comuns, mas MS não esperava calor de até 42º

Mariana Lopes | 07/04/2014 18:20
Dias de calor são comuns no outono (Foto: Cleber Gellio)
Dias de calor são comuns no outono (Foto: Cleber Gellio)

Os primeiros 15 dias do outono deste ano foram de temperaturas altas e sensações térmicas ainda mais quentes em praticamente todo o Mato Grosso do Sul.

Neste final de semana, a média registrada nos termômetros das cidades do Estado foi de 34ºC e 35ºC. Enquanto a sensação térmica chegou a 42ºC, em Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande. Mas a média ficou na casa dos 39ºC.

Mas o clima quente, segundo o meteorologista Natálio Abraão, é previsível para a época do ano. “O outono é marcado pela transição, e carrega nos primeiros dias ainda os sintomas do verão”, explica.

Porém, nem só de calor será o outono em Mato Grosso do Sul. Nos próximos dois meses da estação ainda haverá períodos de estiagem e dias de frio, conforme informações do meteorologista.

Os campo-grandenses esperavam que abril chegasse com as temperaturas mais amenas. Na Capital, as pessoas ainda vão às ruas em clima de verão. Bonés, sombrinhas, protetor solar e muita água ainda são itens obrigatórios para tentar amenizar o calor intenso que tem feito nos últimos dias.

Acostumada a trabalhar exposta ao sol, mesmo assim a serviços gerais Maria Aparecida Flores, 44 anos, não vê a hora de o calor dar trégua. “Achei que neste mês já ao estar mais fresquinho, mas está o contrário, bem quente, por sinal”, observa a trabalhadora.

Para a dona de casa Marcedes Margalhães de Freitas, 20 anos, o verão parece que ainda não se despediu. “No ano passado acho que estava menos calor nesta época, tenho a impressão de que o clima está mais seco, mais abafado”, comenta a jovem.

Mercedes aponta a preocupação com a filha, de 5 meses. “O tempo está estranho, então dou banho nela toda hora, para refrescar, porque ela fica suada fácil. E também está ficando muito gripada, acho que é por causa do clima”, reclama a dona de casa.

Neste ano, o frio do outono não deve vir tímido, mas ainda não há previsão de quando irá chegar. A meteorologia prevê baixas temperaturas, menores do que 5°C em alguns locais do Estado. Porém, os dias de frio vão durar menos do que nos anos anteriores.

A estação que antecede o inverno termina no dia 21 de junho e, de acordo com o prognóstico do período, deve ter apenas uma característica fora da normalidade – as chuvas no mês de maio.

No chafariz da praça Ary Coelho, crianças brincam com a água para refrescar (Foto: Cleber Gellio)
No chafariz da praça Ary Coelho, crianças brincam com a água para refrescar (Foto: Cleber Gellio)
Para muitos campo-grandenses, sombrinha é acessório indispensável para se proteger do sol forte (Foto: Cleber Gellio)
Para muitos campo-grandenses, sombrinha é acessório indispensável para se proteger do sol forte (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias