A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

25/02/2017 14:10

Domingo de Carnaval será marcado pelo primeiro eclipse solar do ano

Graziella Almeida
Sol protagoniza eclipse amanhã. (Reprodução/web)Sol protagoniza eclipse amanhã. (Reprodução/web)

Para embelezar os dias de Carnaval, o domingo começará com um dos mais belos fenômenos celeste: um eclipse solar. O evento ocorrerá na manhã de domingo entre às 9h40 e 13h40 no horário de Brasília.

O primeiro eclipse solar do ano será visível em quase todo território nacional, somente a região Norte do país não poderá assisti-lo. O Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste verão a Lua se projetar parcialmente sobre o disco solar. E para quem está mais ao Sul do país a visibilidade será maior.

De acordo com o portal G1, o fenômeno será anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor).

O eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua se posiciona entre a Terra e o sol, ocultando a luz emitida pela estrela em direção ao planeta. A orientação é de que as pessoas não olhem diretamente para o sol, pois há o risco de comprometer a visão. 

Em Campo Grande, a observação pode ser feita na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a partir das 8h30, na Casa da Ciência, em frente ao teatro Glauce Rocha. Durante o evento, o público receberá orientações e serão distribuídas máscaras de solda.

 

Ministério abre consulta sobre Plano Nacional de Segurança Pública
O Ministério da Segurança Pública lançou hoje (19) uma consulta pública sobre o plano nacional do setor. O documento, intitulado Plano Nacional de Se...
Com 3 chances na semana, amanhã a Mega-Sena pode pagar até R$ 17 milhões
Excepcionalmente nesta semana em que a Mega-Sena terá três sorteios, amanhã (20) a bolada a ser sorteada é de R$ 17 milhões para quem acertar as seis...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions