A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 17 de Novembro de 2018

28/08/2008 09:09

Dourados busca credenciamento do HU para transplantes

Redação

Obter o credenciamento do Hospital Universitário para transplantes e hemodiálise é um dos objetivos do II Simpósio de Transplante Renal de Mato Grosso do Sul, que começa nesta quinta-feira, em Dourados.

Cerca de 100 pacientes ao ano da cidade e região entram para o programa de diálise. O pré-operatório de transplante e o pós-operatório são realizados no Hospital Universitário, mas o transplante ocorre em Campo Grande.

O médico Nefrologista, Antonio Pedro Lucas Bittencourt, que integra a comissão organizadora do simpósio, explicou que existe equipe de profissionais credenciada para transplante, mas nenhum hospital ainda, pois a estrutura necessita de enfermaria própria.

Também será foco do evento a construção da Casa Abrigo dos Renais Crônicos que já possui área para a obra. A casa servirá de hotel de trânsito para pacientes e acompanhantes. Atualmente, mais de 200 pacientes estão em diálise no município e 30 já estão inscritos para transplantar.

 

Dos cerca de 150 pacientes transplantados de Dourados, a maioria recebeu órgãos de doadores vivos, conforme dados são da Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados e Região. A intenção do evento é chamar a atenção da sociedade para a importância da captação de órgão de pessoas falecidas, de forma que as pessoas que estão vivas sejam poupadas.

A Associação dos Renais Crônicos é organizadora do simpósio em conjunto com a Associação Médica, Projeto de Assistência Interdisciplinar.

 

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions