ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Dourados busca credenciamento do HU para transplantes

Redação | 28/08/2008 09:09

Obter o credenciamento do Hospital Universitário para transplantes e hemodiálise é um dos objetivos do II Simpósio de Transplante Renal de Mato Grosso do Sul, que começa nesta quinta-feira, em Dourados.

Cerca de 100 pacientes ao ano da cidade e região entram para o programa de diálise. O pré-operatório de transplante e o pós-operatório são realizados no Hospital Universitário, mas o transplante ocorre em Campo Grande.

O médico Nefrologista, Antonio Pedro Lucas Bittencourt, que integra a comissão organizadora do simpósio, explicou que existe equipe de profissionais credenciada para transplante, mas nenhum hospital ainda, pois a estrutura necessita de enfermaria própria.

Também será foco do evento a construção da Casa Abrigo dos Renais Crônicos que já possui área para a obra. A casa servirá de hotel de trânsito para pacientes e acompanhantes. Atualmente, mais de 200 pacientes estão em diálise no município e 30 já estão inscritos para transplantar.

Dos cerca de 150 pacientes transplantados de Dourados, a maioria recebeu órgãos de doadores vivos, conforme dados são da Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados e Região. A intenção do evento é chamar a atenção da sociedade para a importância da captação de órgão de pessoas falecidas, de forma que as pessoas que estão vivas sejam poupadas.

A Associação dos Renais Crônicos é organizadora do simpósio em conjunto com a Associação Médica, Projeto de Assistência Interdisciplinar.

Nos siga no Google Notícias