A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

27/08/2013 11:51

E-book sobre Comunicação será lançado amanhã com artigos de professores de MS

Ângela Kempfer

Na próxima quarta (28) um grupo de professores formados em Mato Grosso do Sul, mas hoje contratados pela Universidade Federal do Maranhão, voltam a Campo Grande para lançar o e-book “Comunicação: Práticas e Reflexões”.

A publicação entrou na agenda do 4º Seminário de Ciberjornalismo, realizado pela UFMS a partir de amanhã. A obra é organizada pelos jornalistas Lucas Reino e Thaisa Bueno, mas tem textos assinados por 12 profissionais, entre eles os jornalistas Alexandre Maciel, Marcelli Alves e Marco Antônio Gehlen e os publicitários Luciana Sousa Reino e Marcus Túlio Borowiski Lavarda.

“Embora não seja uma obra regional, mas nacional, penso que as duas experiências, que promovem esse olhar híbrido, de uma imprensa já consolidada como a de Campo Grande, com um universo mais embrionário, como do Maranhão, só enriquece e amplia nossa forma de pensar os problemas e os acertos de uma área tão fluida como a jornalística”, destaca Thaísa Bueno.

O grupo quer difundir discussões sobre comunicação que, na maioria das vezes, ficam apenas no meio acadêmico, explica Lucas reino. “Nossa ideia é aumentar o diálogo, propor coisas novas ou mesmo discutir as atuais. Se a gente não debate o que ensina, fica de um lado a academia e do outro a imprensa e a sociedade,o que não é bom para nenhuma das partes.”

O e-book deve interessas universitários por tratar de temas como Mercado x Academia, Teoria x Prática, Jornalismo Tradicional x Novas Tecnologias, Opinião x Informação.

O formato digital foi escolhido para facilitar o acesso. “É mais barato de divulgar, mais simples, e temos uma abrangência maior, além de não ter que aguardar editais para publicação, o que seria uma contradição com a proposta do livro, de debater ideias atuais que estão na academia”, diz Lucas.

O prefácio da obra é do professor doutor Eduardo Pellanda, considerado uma referência na área de Comunicação e de Mobilidade, membro do corpo de professores do Programa de Doutorado em Comunicação da PUC-RS, além de ser o representante no MIT, um dos mais importantes centros de estudos em novas tecnologias da atualidade, nos Estados Unidos.

“Ao ler os artigos desta obra me deparei com textos discutindo temas amplos, com profundidade e abrangendo um largo escopo de objetos contemporâneos da comunicação. A minha primeira indagação foi no sentido de entender o eixo que conecta estes trabalhos para poder visualizar a obra como um todo. Mas, esta questão me levou a outra mais ampla que há muito me instiga: qual é hoje a identidade mais abrangente que une a pesquisa em comunicação?”, escreveu Eduardo Pellanda no prefácio.

“Comunicação: Práticas e Reflexões” pode ser baixado aqui

 

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


Parabéns! Tiro meu chapéu para essa galera que tem representado com muita competência e dedicação nosso estado em terras maranhenses! Sucesso!!!
 
Jéssika Machado em 28/08/2013 15:22:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions