A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

20/12/2010 18:06

Eclipse lunar poderá ser observado em MS durante a madrugada

Ricardo Campos Jr.

Quanto mais a oeste do Brasil melhor o fenômeno poderá ser visto

Várias fases poderão ser observadas em diferentes horários. (Foto: Climatempo)Várias fases poderão ser observadas em diferentes horários. (Foto: Climatempo)

Um eclipse lunar total irá marcar o dia da chegada do verão no hemisfério sul e poderá ser observado de maneira completa em Mato Grosso do Sul durante a madrugada de amanhã, dia 21, a partir das 2h29.

De acordo com informações do site Climatempo, eclipse é um fenômeno em que um corpo celeste deixa de ser visível, total ou parcialmente, por curto espaço de tempo. No caso do eclipse lunar, a terra se posiciona entre o satélite natural e o sol, proporcionando um espetáculo que tem diversas fases.

Inicialmente acontece o eclipse chamado penumbral, em que a lua diminui sensivelmente de brilho. Pessoas que moram em cidades com muita poluição luminosa não conseguem observar esse momento.

Em seguida, a sombra começa a ser projetada no satélite natural, que passa a apresentar um aspecto “cortado”, de acordo com a explicação do site Climatempo. Em seguida acontece o eclipse total, parte de maior beleza do fenômeno, em que a lua ganha uma coloração avermelhada.

Quanto mais a oeste do Brasil mais fases do eclipse poderão ser observadas, de acordo com o portal Climatempo. Isso coloca Mato Grosso do Sul em uma posição privilegiada e quem olhar para o céu durante a noite poderá acompanhar todas as fases.

Horários - A entrada da lua na penumbra será às 2h29 (horário de Brasília). Às 3h32 começa o eclipse parcial e às 4h40 o total. O ponto máximo do fenômeno será às 5h16 e deve permanecer por pouco mais de meia hora. O fim do eclipse total será às 5h53, já o término da fase parcial, às 7h01 e a saída da lua da penumbra será às 8h04.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions