ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Eclipse total acontece neste domingo, mas chuva pode atrapalhar visão

Se o céu não estiver nublado, o fenômeno poderá ser visto no Brasil sem auxílio de equipamentos

Guilherme Henri | 19/01/2019 13:42
Estágios da lua durante a madrugada de amanhã (Foto: Nasa)
Estágios da lua durante a madrugada de amanhã (Foto: Nasa)

O único eclipse total da Lua de 2019 acontece na madrugada deste domingo e poderá ser visto em todo o Brasil. O fenômeno poderá ser visto sem auxílio de equipamentos, contudo, o sul-mato-grossense pode acabar se frustrando já que a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é para céu nublado, inclusive com chuva em Campo Grande e na maior parte do Estado.

Conforme divulgado pelo portal R7,o início do fenômeno está previsto para começar às 0h35 e irá durar até às 3h51, de MS. A lua estará completamente coberta pela sombra da terra a partir das 1h41, segundo dados da Nasa.

Além disso, o satélite natural da Terra surgirá no céu em tons de vermelho e laranja, a chamada de "Lua de Sangue". A mudança de cor é provocada pela refração dos raios do Sol na atmosfera da Terra antes de alcançar a Lua.

A Lua também estará maior do que o habitual, pois estará localizada no ponto mais próximo da sua órbita ao redor do planeta, recebendo o apelido popular de “Super Lua de Sangue”.

O próximo eclipse total da Lua só irá ocorrer novamente em 2022. O eclipse total do Sol acontecerá no dia 2 de julho deste ano.

Nos siga no Google Notícias