ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em 2 dias de Semana de Conciliação, TJ-MS já realizou 1,4 mil audiências

Eduardo Penedo | 26/11/2014 22:36

Em dois dias de Semana de Nacional da Conciliação, o TJ-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) já realizou 1.400 audiências das 1.559 designadas, um percentual de aproximadamente 90%. Somente nesse período, o montante de acordos atingiu os R$ 3.465.424,13.

Ontem (25), foram realizadas 639 audiências, sendo que 119 referiam-se a audiências pré-processuais, 397 a processos em fase de conhecimento e 123 que já estavam na fase de execução. Esses julgamentos produziram R$ 1.884.847,44 em acordos.Somente audiências criminais foram feitas 98, que resultaram em 32 sentenças homologatórias de transação penal, uma composição civil e homologações de suspensão de processo.

Para a juíza titular da Vara, Saskia Elisabeth Schwanz, a conciliação é uma forma rápida e eficaz para garantia da razoável duração do processo. “As partes saem contentes da audiência, porque colocaram fim a um problema que elas sozinhas não conseguem resolver, por estarem desgastadas e haver muita mágoa envolvida. Através de muito diálogo os envolvidos vão colocando seus pontos de vista e o problema é solucionado”.

Ainda segundo a magistrada, todos saem ganhando com a conciliação. “O judiciário ganha, porque desafoga, já no início do processo, o enorme número de processos existentes e ganham muito mais as partes, pois, diferente de outros ramos do direito civil, com a resolução da lide a relação delas não cessa, devido ao fato de as partes terem que conviver por muito tempo, pois ficam os filhos”.

Os maiores objetivos da ação são a redução dos estoques de processos na Justiça e a intenção do Poder Judiciário de criar na população uma cultura de conciliação, já que por meio desse método as duas partes saem ganhando.
Durante a terça-feira (26), o Poder Judiciário atendeu 1.522 pessoas e mobilizou 1.688 colaboradores, entre magistrados, juízes, conciliadores e servidores.

Participam da Semana Nacional da Conciliação, que ocorre até a próxima sexta-feira (28), todas as 52 comarcas do Estado.

Nos siga no Google Notícias