A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/09/2014 17:36

Em domingo quente, MS tem calor de 43ºC e umidade de 12%

Viviane Oliveira
Hoje, a temperatura máxima ficou na casa dos 37ºC em Campo Grande. (Foto: Marcelo Calazans) Hoje, a temperatura máxima ficou na casa dos 37ºC em Campo Grande. (Foto: Marcelo Calazans)

O domingo foi quente em Mato Grosso do Sul, com temperatura de 39ºC, mas sensação térmica de 43ºC em Coxim, Ribas do Rio Pardo e Água Clara. As duas últimas cidades registraram a menor umidade relativa do ar com 12%, o que significa estado de emergência, conforme o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp/Anhanguera. Em Campo Grande, a máxima ficou na casa dos 37ºC. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices de umidade relativa do ar menores que 30% caracterizam estado de atenção, entre 20% e 12% significam estado de alerta e abaixo dos 12% é considerado estado de alerta máximo.

Os principais efeitos da baixa umidade para a saúde são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Par a diminuir os efeitos da baixa umidade, a organização recomenda a população beber bastante líquido para evitar desidratação.

Depois de tanto calor, deve chover em várias regiões do Estado entre o final de tarde e começo de noite, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A semana deve começar com tempo instável, principalmente, entre a madruga e o início da tarde de segunda-feira com o avanço de uma frente fria, com risco de rajadas de vento acima dos 50 km/h e granizo isolado.

Também há previsão de chuva forte e de curta duração. Na parte da noite, as temperaturas caem e a umidade aumenta e faz frio no Sul do Estado. Na terça-feira, a frente fria se afasta e a nebulosidade diminui, do Centro para o Sul. No Nordeste haverá nuvens com chance de chuva isolada.

A meteorologia prevê para quarta-feira sol, nuvens, calor, aumento na umidade relativa do ar, mas mesmo assim o dia deve ficar abafado e deve chover no fim do dia no Sul-sudoeste do Estado.

Na quinta-feira, com a chegada de novas áreas de instabilidade - calor associado ao aumento da umidade -, haverá pancadas de chuva fortes com trovoadas no estado, chance de granizo isolado, especialmente entre o
Centro e Sul.

ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions