ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em eleição histórica, argentino é eleito papa para comandar católicos

Edivaldo Bitencourt | 13/03/2013 15:15
Argentino fez oração pelo papa emérito, Bento XVI, logo após ser apresentado ao público
Argentino fez oração pelo papa emérito, Bento XVI, logo após ser apresentado ao público

No segundo dia de conclave, numa eleição histórica, os cardeais elegeram o cardeal dom Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, novo papa da Igreja Católica. É a primeira vez na história que um não europeu assume o comando de 1,2 bilhão de católicos.

A denominação do novo papa será Francisco. Ele venceu o conclave onde o brasileiro dom Odilo Scherer, 63 anos, representante do país com a maior população católica do mundo (124 milhões de fieis), e o italiano dom Angelo Scola, favoritos na disputa.

Uma das primeiras viagens do novo papa será para participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho no Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos 2,5 milhões de moradores, 1,4 milhão são católicos

Desafios – O novo papa assume a igreja com a missão de solucionar problemas graves, como os casos de pedofilia envolvendo religiosos; o vazamento de documentos e denúncias de corrupção na cúpula do Vaticano; o papel das mulheres na Igreja Católica; a homossexualidade; e a contracepção e aborto.

A Igreja Católica também enfrenta outros desafios, como o diálogo com outras religiões, a Europa descritianizada e o crescimento dos evangélicos na América Latina.

Nos siga no Google Notícias