ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em MS, 725 presos fazem prova do Enem na próxima terça-feira

Só na Capital, 220 pessoas privadas de liberdade participarão dos dois dias do exame

Liniker Ribeiro | 10/12/2017 11:32
Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Marina Pacheco/Arquivo)
Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Marina Pacheco/Arquivo)

Cerca de 725 detentos vão fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da próxima terça-feira (12), em Mato Grosso do Sul. Só na Capital, são 220 pessoas privadas de liberdade que participarão dos dois dias do exame.

As provas serão aplicadas em 35 presídios do estado, sempre na parte da tarde. Adolescentes infratores e presos do Presídio Federal também estão entre os inscritos. No primeiro dia, serão quatro horas e meia de prova com questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Na quarta-feira (13), os candidatos terão uma hora a mais de exame, que abordará sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Com o resultado da prova, os detentos terão a oportunidade de regularizar os estudos e obter pontuação suficiente para ingressar na faculdade, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a obtenção de bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova voltada às pessoas em situação de prisão segue o mesmo formato da regular, o que muda é o conteúdo das questões.

“A educação tem sido uma ferramenta eficaz no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, além de possibilitar a construção de novos valores e mudanças de comportamentos”, destaca o diretor-presidente em exercício da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes, ressaltando a importância de incentivar a formação educacional dos reeducandos.

Na Capital, as provas serão realizadas em seis estabelecimentos penais de Campo Grande, sendo eles o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima), Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), Centro de Triagem “Anísio Lima”, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na unidade de semiaberto feminina, e na Casa do Albergado.

No interior do estado, as provas serão aplicadas nos presídios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Jateí, Jardim, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias