A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/03/2012 18:17

Em nota, UFMS diz que pode anular prova suspeita de plágio

Paula Maciulevicius

A UFMS afirma que o plágio está relacionado apenas para a prova de enfermagem e que a apuração dos fatos está sendo realizada

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (27), a UFMS informou que pode pedir a anulação das questões ou até mesmo da prova de conhecimentos específicos, denunciada por uma candidata ao MPF (Ministério Público Federal), por conter sete questões já utilizadas em um concurso da Universidade Federal do Pará.

A UFMS afirma que o plágio está relacionado apenas para a prova de enfermagem, que a apuração está sendo realizada e a pessoa responsável por elaborar tais questões já foi acionada para prestar os devidos esclarecimentos.

Em nota, a Universidade sustenta que foram elaboradas mais de mil questões para as provas objetivas e que os elaboradores convidados pela Copeve (Comissão Permanente do Vestibular), assinam um terno de ineditismo e confiabilidade, assumindo a responsabilidade por quaisquer divergências, no momento em que aceitam o convite.

No pronunciamento, a UFMS assegura que a comissão do concurso a Administração Central vão tomar providências cabíveis, após a análise de todos os recursos, para que não haja prejuízo a nenhum dos candidatos.

Caso - A prova foi realizada no dia 18 de março, para os cargos técnico-aministrativo e educação. Mais de 30 mil candidatos se inscreveram na disputa. Uma candidata que prestou o concurso denunciou na última sexta-feira, irregularidades ao MPF.

Conforme a denúncia, sete questões que caíram em uma das provas já haviam sido utilizadas em um concurso na UFPA (Universidade Federal do Pará).



Além dos plágios encontrados na prova de enfermagem, os alunos que estudaram a matéria com base no cronograma passado pelo edital do concurso, perceberam que até 80% do contéudo não caiu na prova, foram abordados temas que não estavam mensionados no cronograma do edital, como por exemplo: rotinas de limpeza dos materiais de centro cirurgico, tipos de curativos...etc.
 
Juliana Vilela em 02/04/2012 01:53:22
Não é só a prova de enfermagem não. A prova do cargo 'assuntos educacionais' também tem questão plagiada.
 
DANIEL FRANCELINO DA SILVA em 28/03/2012 08:45:02
CONCORDO COM OS COMENTARIOS, SE TEVE QUESTÕES PLAGIADAS EM UMA PROVA COM CERTEZA DEVE TER EM OUTRAS PROVAS DE OUTROS CARGOS.
ACHO QUE ESTE AS PROVAS DESTE CONCURSO DEVEM SER CONFERIDAS PARA VERIFICAR POSSIVEIS IRREGULARIDADES..
DEVEMOS FICAR DE OLHO POIS PODE HAVER FRAUDE!!!!!!!!!!
 
JEZIEL F. DE OLIVEIRA em 28/03/2012 07:51:06
parece que houve plagio em questões de lingua portuguesa para area de assistente ; mas alguem sabe informar se todos terão direito de fazer a prova novamente ou somente as pessoas que fizeram para area de enfermagem??
 
olga maggioni em 28/03/2012 07:17:15
Esse concurso deve ser anulado por inteiro, visto que não foi só a prova de enfermagem que teve suspeita de plágio, parece que a prova de português também foi plagiada, as questões da língua portuguesa foram as mesmas tanto para nível médio como para o superior. Deve ser verificado todos os cargos deste concurso para que não haja dúvidas quanto a autenticidade do mesmo.
 
Marcela Ferreira em 28/03/2012 02:28:53
Ok,plágio, mas nao seria melhor ver os resultados, afinal de contas quem teve acesso a essas provas antes? E também duvido que outras questoes também não foram plagiadas....
 
Viviane Lima em 27/03/2012 10:04:10
Se houve plagio em uma prova provavelmente deve haver plagio de outras questões das outras provas !!!
 
Fabio Ribeiro em 27/03/2012 07:03:53
Estava lendo que os comentários tem regras para serem publicados.
Tipo assim, falando que UFMS tá plagiando até provas de outras UFs é uma vergonha pro estado, pode ser publicado? Or not?
 
José Carlos de Almeida em 27/03/2012 07:03:08
MPF vai investigar denúncia de irregularidades em concurso da UFMS
Sete questões que caíram na prova teriam sido ‘copiadas’ de outro concurso públicoUma candidata que realizou no último dia 18 o concurso público da ...
Carro roubado no RJ é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions