ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Embaixada dos EUA seleciona jovens de MS para visitar país norte-americano

Liana Feitosa | 27/10/2014 18:21

Duas estudantes de Mato Grosso do Sul foram selecionadas pela Embaixada dos Estados Unidos para passar três semanas no país norte-americano de 9 a 31 de janeiro de 2015. Mônica Ottoboni Maciel de Castro, de Aquidauana, e Sophia Lamara Astolphi Sperandio, de Rio Verde de Mato Grosso, ambas com 17 anos, farão parte do programa Jovens Embaixadores 2015, que está na 13ª edição.

A oportunidade foi dada a alunos da rede pública com idade entre 15 e 17 anos. Mais de 13 mil pessoas se inscreveram e 50 foram selecionados, sendo que o número de vagas foi ampliado, antes eram 37.

Os selecionados passarão pela capital dos EUA, Washington D.C e, depois, serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Para a rio-verdense Sophia Sperandio, uma das 50 selecionadas de todo o Brasil, a oportunidade é o começo da realização de um sonho. "A oportunidade que eu estou tendo com o jovens embaixadores é a de dar o primeiro passo na direção do meu sonho, que é morar nos EUA. Vai ser ótimo saber como são as coisas por lá, aumentar meu vocabulário, ter uma conexão maior com a embaixada, entender como funcionam passaporte e visto para, um dia, ir definitivamente, e não apenas para passar algumas semanas", comemora.

No ano passado Sophia chegou a ficar entre os finalistas, mas não conseguiu embarcar para o país norte-americano. Em julho deste ano, participou de um programa de imersão em língua inglesa, o English Immersion Program, em Londrina, interior do Paraná. Foi motivada a tentar novamente, participou de todo o processo seletivo mais uma vez e foi aprovada.

Assim como Sophia, os selecionados participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e povo.

O programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e já levou 367 jovens brasileiros da rede pública até o país. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site: http://www.jovensembaixadores.org.

Nos siga no Google Notícias