A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

04/03/2013 13:40

Embaixador da Espanha no Brasil diz que Campo Grande é limpa e atrativa

Luciana Brazil
Governador recebe embaixador da Espanha para falar sobre potencialidades do Estado. (Foto: Rachid Waqued / Governo do Estado)Governador recebe embaixador da Espanha para falar sobre potencialidades do Estado. (Foto: Rachid Waqued / Governo do Estado)

O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Camara Hermoso, visitou na manhã desta segunda-feira os chefes do Executivo estadual e municipal. No encontro com o prefeito Alcides Bernal (PP), na Esplanada dos Ferroviários, o embaixador falou sobre o intercâmbio da língua, além das parcerias nas áreas de infraestrutura e tratamento de resíduos sólidos.

Durante o encontro, a portas fechadas, Hermoso elogiou a cidade e disse ter ficado impressionado com a limpeza da Capital.

“A visita tem o objetivo de conhecer a realidade de Mato Grosso do Sul, a realidade de muitos pontos de vista, naturalmente do ponto de vista econômico, mas também da cultura e educação. Fiquei muito impressionado com Campo Grande, uma cidade realmente moderna, dinâmica, linda, muita limpa e muito atrativa”.

Segundo o embaixador, o processo da intercâmbio para introduzir o espanho nas escolas teria início com a capacitação dos professores . “Como vocês são vizinhos do Paraguai, falamos sobre a possibilidade de fazer cooperação cultural e educativa. Inclusive sobre a possibilidade de desenvolver a língua espanhola nas escolas. Achamos que é uma área de interesse e de cooperação muito importante”, ressaltou.

O diplomata frisou ainda que houve explanações na área de cooperação de atividades da Prefeitura, além de infraestrutura, construção em geral e questões sobe o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, esgoto e água. A Espanha possui tecnologia que consegue por meio do tratamento de resíduos sólidos utilizar o gás metano como fonte de energia elétrica.

“Uma área que nós temos muita experiência. Acho que com a visita teremos cooperação em longo prazo com Campo Grande e Mato Grosso do Sul”.

Fortalecer o ensino, o turismo de eventos e contemplação são alguns dos pontos que poderão ser aprimorados com a parceria entre Espanha e Mato Grosso do Sul. “Campo Grande está de braços abertos. O intercâmbio é uma possibilidade real. Quem não fala o espanhol, o inglês e o português não é cidadão do mundo. Intercâmbio entre estudantes e profissionais foram alguns dos temas abordados”.

Com o governador André Pucinelli (PMDB) o embaixador conheceu as potencialidades em diversas áreas do Estado e revelou que existe interesse em estabelecer cooperação entre dois países.

Hermoso disse que crescimento de Mato Grosso do Sul em relação a outros estados é o que mais lhe chamou a atenção. “Estou muito impressionado com desenvolvimento rápido do Estado. Mostra que ele tem uma gestão muito efetiva. É um Estado do Brasil que tem um crescimento muito rápido que outras áreas do País e temos uma economia complementar para fazer grandes parcerias no futuro”.

Áreas de grande interesse, segundo o diplomata, são a agropecuária, a infraestrutura, principalmente no que se refere ao transporte, além da transmissão de energia e energia renovável.

No próximo dia 17 o embaixador volta a Campo Grande onde irá se reunir com os prefeitos do Estado na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). No encontro o diplomata irá detalhar projetos de interesse de Mato Grosso do Sul e Espanha.



O prefeito interino de Bonito, Pedrinho da Marambaia (PMDB) recepcionou o Cônsul da Espanha no último domingo, e ouviu de sua assessoria que o diplomata veio conhecer as potencionalidades do Estado e de Bonito, com o objetivo de traçar parcerias de investimentos públicos espanhol com empresários brasileiros.
 
Olices Trelha em 04/03/2013 19:43:28
Campo Grande foi durante muito tempo livre de pichadores. Isto está mudando, estão começando a aparecer muitas pichações e, se nada for feito, a praga tende a se alastrar. É um mal que assola a maioria das grandes cidades brasileiras, não vamos deixar que aconteça com a nossa. Que continuemos limpos, como disse o embaixador.
 
Ricardo Farias em 04/03/2013 13:52:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions