ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Empregos

Liminar do CNJ suspende prorrogação de concurso do Tribunal de Justiça

Aline dos Santos | 24/03/2012 10:27

Concurso foi realizado em 2009; Neste ano, validade foi prorrogada até 2014

Uma liminar suspendeu a prorrogação da validade do concurso do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), realizado em 2009. Em janeiro deste ano, o tribunal prorrogou por mais dois anos o V concurso público de provas para provimento de cargos, contudo o procedimento foi questionado no CNJ.

De acordo com o edital, o concurso teria validade de um ano, prorrogável por igual período. A prorrogação foi feita. Porém, neste ano, a validade do concurso foi estendida até 2014.

O conselheiro Gilberto Valente Martins acatou o argumento de que a prorrogação do concurso público por duas vezes contrariou o inciso III do artigo 37 da Constituição Federal e o edital do concurso. A Constituição estabelece que a validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Segundo a liminar, fica suspensa a nomeação de qualquer candidato.

Na prorrogação, o presidente do TJ/MS, desembargador Luiz Carlos Santini, considerou que a realização de novo concurso implicaria em despesa desnecessária e que ainda há aprovados aguardando nomeação.

Ontem, Santini afirmou que, agora, o tribunal precise abrir um novo concurso para contratar servidores. Porém, a decisão depende das condições financeiras do judiciário estadual.

A favor da ampliação do prazo, ele também evoca o artigo 37 da Constituição Federal, que dispõe que os Poderes devem obedecer ao princípio da eficiência. A suspensão ainda será avaliada em plenário pelo CNJ.

Nos siga no Google Notícias