A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 27 de Maio de 2017

22/01/2013 23:59

Aprovados em cadastro reserva têm direito à nomeação se houver vagas, decide STJ

Débora Zampier, da Agência Brasil

Candidatos de concursos públicos aprovados em cadastro reserva têm direito à nomeação no cargo desde que haja vagas disponíveis dentro do prazo de validade do concurso. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e resulta de uma mudança no entendimento da Corte.

A Segunda Turma do Tribunal analisou o recurso de um candidato à Polícia Militar da Bahia que foi aprovado fora do número de vagas. Ele alegava ter direito a tomar posse porque novas posições foram abertas durante o tempo de vigência do concurso.

Em decisão individual do dia 20 de setembro, o relator do processo, ministro Castro Meira, reforçou a jurisprudência vigente até então, negando o recurso. Ele alegou que cabe apenas à Administração decidir sobre a nomeação de candidatos aprovados fora do número de vagas.

Um novo recurso levou o caso para julgamento na Segunda Turma do STJ, e após ajuste no voto do relator, os ministros aceitaram o recurso por unanimidade. O grupo entendeu que a Administração Pública não pode se distanciar dos objetivos do edital na hora de convocar os candidatos, ainda que aprovados inicialmente fora do número de vagas.

Para os ministros, o uso do cadastro de reserva sem regras específicas está frustrando a ideia do concurso público, que é promover o acesso a cargos por meio do mérito. Segundo o ministro Mauro Campbell, que apresentou voto decisivo para o novo entendimento do STJ, cabe à Administração Pública ter o total controle sobre seu quadro de pessoal para evitar abertura de vagas desnecessárias.

Embora não tenha efeito vinculante, a decisão deve influenciar o julgamento de outros processos sobre o mesmo tema. O entendimento da Segunda Turma do STJ é um avanço em relação à outro processo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2011. Na ocasião, a Suprema Corte decidiu que a Administração Pública é obrigada a nomear candidatos aprovados dentro do número de vagas.

Cinco mil candidatos concorrem a 15 vagas do concurso do Crea/MS
O concurso público do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), será realizado no próximo domingo (28), em Campo G...
Governo divulga resultado de recursos da prova para procurador do Estado
O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou o resultado dos recursos da prova escrita do Concurso Público para Procurador do Estado. O edital foi divulg...
Encerram hoje inscrições para processo seletivo do IBGE com 529 vagas para MS
Hoje (26) é o último dia para quem quer se inscrever no processo seletivo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com vagas para o...



Este tal "Cadastro de Reserva", é conversa mole pra uma boiada dormir. Nem bem termina o prazo e já estão fazendo outros concurso para o mesmo cargo, é só invesigarem isso melhor.
 
Carlos Lamarca em 23/01/2013 10:04:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions