ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Empregos

Centro de qualificação profissional é inaugurado com 10 cursos gratuitos

Liana Feitosa | 10/12/2015 10:47
Serão formadas até três turmas de um mesmo curso oferecido, sendo que cada turma deve funcionar em um dos três períodos. (Foto: Liana Feitosa)
Serão formadas até três turmas de um mesmo curso oferecido, sendo que cada turma deve funcionar em um dos três períodos. (Foto: Liana Feitosa)

A partir de hoje (10) Campo Grande tem um novo centro de qualificação profissional com aulas gratuitas. O local, aberto ao público nesta manhã, vai oferecer aulas na áreas de alimentação, comércio, beleza e estética, telemática, turismo e hospitalidade.

Para a vice-governadora Rose Modesto, secretária de Estado de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social, o local amplia as políticas de qualificação. "Essa é uma oportunidade que temos de fazer a diferença na vida das pessoas. As pessoas precisam de oportunidades", destacou durante a solenidade de inauguração.

De acordo com Rose, o local foca também no apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. "Aqui elas terão a oportunidade de se qualificar a partir de encaminhamento feito pelo Ceam (Centro de Atendimento a Mulher). Muitas aceitam a situação de humilhação que sofrem dentro de casa porque não têm independência financeira. Queremos ajudar a mudar isso", afirmou.

Vagas - Segundo o coordenador da Casa, João Machado Neto, serão formadas até três turmas de um mesmo curso oferecido, sendo que cada turma deve funcionar em um dos três períodos.

"São 20 vagas para cada turma. Por exemplo, são 20 vagas para a turma de informática básica matutina, 20 para a turma vespertina e 20 para a noturna", detalha.

As primeiras turmas formadas já iniciam as aulas amanhã (11) e encerrarão o curso dentro de 10 dias, incluindo sábados e domingos. Em janeiro, novas turmas serão abertas para mais 10 dias seguidos de aulas.

Opções - Atualmente, são oferecidos os seguintes cursos:

- Desenvolvimento pessoal
- Corte de cabelo básico
- Depilação
- Manicure e pedicure 
- Maquiagem
- Camareira
- Garçom
- Faça e venda comida saudável 
- Informática básica
- Balconista / vendedor

"As inscrições estarão permanentemente abertas. Para quem não entrar nessa turma, já poderá se inscrever para a próxima", completa João. É possível se inscrever das 8h às 17h30 na Casa ou na Funtrab, que fica na Rua 13 de maio, 2.773, Centro.

A atendente de telemarketing esteve na Casa logo cedo para garantir uma vaga na primeira turma de dois cursos, já que é possível se matricular gratuitamente em até duas opções cujas aulas ocorram em diferentes horários.

Para ela, a oportunidade é imperdível. "É ótimo isso. Muita gente não consegue serviço serviço justamente porque não tem qualificação e o mercado de trabalho também precisa de gente que sabe", analisa Marli Amorim, de 53 anos.

Requisitos - Os alunos devem ter a idade mínima de 16 anos completos e escolaridade de acordo com o que é exigido na ementa de cada curso. Para se inscrever, a partir de amanhã, os interessados precisam apresentar RG, CPF e comprovante de residência na Casa.

A Casa de Qualificação fica na rua 7 de setembro, 912, entre a Rui Barbosa e a Pedro Celestino, no Centro da Capital.

Nos siga no Google Notícias