ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

CNJ avalia pedido para suspender, de novo, prova de concurso dos cartórios

Marta Ferreira | 13/08/2014 17:46

Está mais uma vez em risco, pela segunda vez neste ano, a realização do concurso para preencher vagas de titulares de cartórios em Mato Grosso do Sul, que tem provas marcadas para o próximo domingo, 17 de agosto. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) avalia desde o dia 11 de agosto, segunda-feira, um pedido da Ande Cartórios (Associação Nacional de Defesa dos Concursos Públicos para Atividades Notarial e Registral) para que as provas sejam suspensas.

O processo está sendo relatado pelo conselheiro Rubens Curado, que, até hoje, não havia se manifestado sobre o pedido de liminar para suspender a realização das provas objetivas.

Em março, o concurso foi suspendo às vésperas dos primeiros testes nos candidatos, também por determinação do CNJ, após denúncia relacionada à titulação dos candidatos, que valeria pontos. À época, a denúncia é de que candidatos estavam fazendo cursos de pós-graduação indiscriminadamente, para poder acumular pontos. O Conselho determinou, entre outras alterações, que fosse impedida a acumulação irrestrita.

O TJ, então, mudou o edital e abriu novo prazo de inscrições, em maio, marcando as provas para o dia 17 de agosto.
O CNJ não informou o motivo do novo pedido de liminar. A reportagem tentou contato com a Ande Cartórios, mas nenhum telefone foi identificado no site que a entidade mantém.

O TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul foi consultado sobre o concurso, ontem, e ainda não respondeu ao pedido de informação.

Polêmica antiga - Estão em jogo 85 vagas para administrar cartórios de registro de serviços notariais. Alguns estabelecimentos chegam a faturar R$ 17,1 milhões por ano e outros estão vagos há mais de 10 anos.

O assunto é polêmico há anos em Mato Grosso do Sul, onde os cartórios, por décadas, foram posse de famílias, passadas de forma hereditária, até que o CNJ determinasse a realização de cartórios. A maior parte das vagas que serão disputadas domingo envolvem cartórios em que há disputa judicial para que os antigos “donos” permaneçam explorando os serviços.

Nos siga no Google Notícias